Alunos de Guanhães, Guaxupé e Santa Bárbara do Leste são finalistas na Olimpíada Brasileira de Português

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A rede estadual de ensino mineira estará representada na fase final da edição deste ano da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa. Os alunos Mariana Carolina Rezende, da Escola Estadual Doutor Benedito Leite Ribeiro, em Guaxupé; Elislaine Patrícia dos Santos, da Escola Estadual Alberto Caldeira, em Guanhães; e Sérgio Firmo de Souza Júnior, da Escola Estadual Monsenhor Rocha, em Santa Bárbara do Leste, estão entre os 38 finalistas selecionados na categoria Artigo de Opinião.

No final do mês de outubro, os 125 semifinalistas de todo o país da categoria Artigo de Opinião participaram da etapa regional da competição. Desses estudantes foram escolhidos os 38 que apresentaram os melhores textos. O encontro foi realizado na cidade de São Paulo.

Os finalistas da categoria ‘artigo de opinião’ da olimpíada (Foto: Veronica Manevy/Imprensa MG)

Elislaine dos Santos é aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Alberto Caldeira. A estudante fala da emoção de ser escolhida como finalista da Olimpíada. “Para mim, ser escolhida foi inacreditável. Eu achei que não ia passar, mas, quando falaram meu nome, fiquei muito alegre por ter passado e por saber da minha competência. Ser escolhida entre 125 pessoas é um privilégio”, destaca a estudante, que mora no distrito de Farias (a 45 quilômetros da cidade de Guanhães) e, em seu texto, falou sobre sobre transporte escolar.

A professora de Língua Portuguesa da estudante, Danúbia Teixeira, também foi premiada na competição. Ela foi a única educadora de Minas Gerais premiada com seu relato de prática na categoria artigo de opinião. “O trabalho da Olimpíada começou na escola no início do ano. Na primeira semana de aula, já falei com os alunos que era ano de Olimpíada e que eles tinham condições de ganhar. Fizemos a inscrição da escola em todas as oficinas. Falamos sobre transporte escolar e, diante disso, convidei o secretário municipal de Transportes e também dois moradores da região para falar com os alunos. Então, além das oficinas, também fizemos entrevistas”, conta Danúbia.

Além dos estudantes da rede estadual de ensino, o aluno do Instituto Federal do Sul de Minas, em Poços de Caldas, Mauro Marques Canhão Filho, também está entre os finalistas. A lista completa pode ser consultada em www.escrevendoofuturo.org.br.

Os encontros

A Etapa Regional é composta por quatro encontros, cada um dedicado a um dos gêneros textuais trabalhados no programa: Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião.

Esses encontros têm duração de três dias e neles são realizadas oficinas de formação, palestras, passeios culturais e diversas outras atividades com o objetivo de ampliar o repertório e as habilidades de leitura e escrita dos alunos, além de apresentar, aos professores, propostas destinadas a contribuir para a melhoria do trabalho docente.

Participam presencialmente os 500 alunos semifinalistas e seus professores – 125 em cada gênero -, que viajam para uma das capitais brasileiras escolhidas para sediar os eventos.

Os próximos encontros programados são: Crônica (até quinta-feira, 10/11, em Porto Alegre/RS); Memórias Literárias (de 16 a 18/11, em Fortaleza/CE; e Poema (de 22 a 24/11, em Salvador/BA). O encontro de ‘Artigo de Opinião’ foi concluído em 27 de outubro.

As comissões Julgadoras

Além da realização de oficinas com estudantes e professores, também acontecem, simultaneamente, as Comissões Julgadoras Regionais. Compostas por representantes do Ministério da Educação, da Fundação Itaú Social, do Cenpec, da Undime, do Consed, das Secretarias de Educação e por docentes de universidades públicas, as comissões têm a missão de avaliar os textos semifinalistas e selecionar os 38 textos de cada categoria que passarão à Etapa Nacional (final do concurso).

Nessa etapa, os avaliadores participantes das comissões julgadoras têm a oportunidade de verificar a autoria dos textos dos alunos por meio de novas produções textuais que acontecem ao longo das oficinas regionais.

A Olimpíada

O tema da edição deste ano da competição é “O lugar onde vivo”, que propiciou aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. O professor inscrito orientou seus alunos a escrever um texto, em língua portuguesa, original e de autoria exclusiva de cada aluno, nas categorias: Poema (dedicado aos alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental), Memórias Literárias (alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental), Crônica (estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (2º e 3º ano do Ensino Médio).

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), este ano está em sua 5ª edição.

Os finalistas da categoria ‘artigo de opinião’ da olimpíada (Foto: Divulgação)

(Agência Minas)

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