Faleceu no fim da manhã desta quarta-feira (12/10/2016) o escrivão da policia civil Allan Ferreira Couto, de 30 anos, que foi baleado durante uma operação no distrito de Caçaratiba, município de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha. Ele estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do hospital João XXIII desde quinta-feira (6), após ser atingido na cabeça por assaltantes que roubaram um veículo em Araçuaí e fugiam da polícia.
No último domingo, o policial foi submetido a um novo procedimento cirúrgico, mas não resistiu e faleceu por volta das 11h55m desta quarta. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do João XXIII.
Natural de Araçuaí, Allan Couto era lotado na Delegacia de Capelinha, na região do Alto Vale do Jequitinhonha, desde 2013. O escrivão deverá ser sepultado em sua terra natal, onde residem seus familiares.
Allan Ferreira Couto nasceu em Araçuaí (Foto: Reprodução/Facebook)
Relembre
Natural de Araçuaí, Allan Couto é lotado na Delegacia de Capelinha, desde 2013. Em operação conjunta de policiais civis e militares, ele estava ao volante de uma viatura, quando houve troca de tiros com os quatro bandidos que no dia anterior, atacaram o sítio do pai do ex-investidor Thales Emanuelle Maioline, em Araçuaí.
Os bandidos se passaram por policiais, renderam Thales, a companheira e um filho adolescente dele, seu pai e um tio. Em seguida, fugiram com o carro do ex-investidor, um Chevrolet Cruze. Os autores levaram ainda cerca de 20 armas usadas para decoração da casa.
No dia seguinte, o veículo e os suspeitos foram vistos na área rural de Turmalina, no começo da tarde. Policiais civis e militares, que realizavam cerco aos assaltantes, seguiram para o local e, quando se depararam com os criminosos na estrada de acesso ao distrito, foram recebidos a tiros.
“Durante o tiroteio, eles abandonaram o Chevrolet Cruze, roubado em Araçuaí e um Fox preto, roubado em Caçaratiba, e se embrenharam na mata”, informou o delegado de Capelinha.
“Naquele momento, a prioridade era salvar a vida do Allan, que foi socorrido primeiro no hospital de Turmalina e levado de avião no final da tarde, para Belo Horizonte, em estado gravíssimo”, completou o policial.
Ele disse ainda que as buscas pelos autores prosseguem. Os dois carros foram rebocados para um pátio credenciado do DETRAN em Turmalina. “Estamos agora trabalhando com o serviço de inteligência, na tentativa de prender os criminosos. Recebemos muitas informações desencontradas”, destaca o delegado Thiago Rocha, informando que os assaltantes são pelo menos cinco, foragidos da penitenciária de Teófilo Otoni e que três seriam de Araçuaí.
“No sábado, houve roubo de uma moto em Araçuaí e acredito que tenha envolvimento de um deles.”, diz o delegado. O bando é suspeito de praticar diversos crimes na região.
Clebinho foi preso em Araçuaí (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Suspeito preso
Nessa terça-feira (11) a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) divulgou nota, por meio da Delegacia de Araçuaí, confirmando a prisão de Cleberson Vieira Chaves, o Clebinho, de 24 anos. De acordo com a PC, o suspeito era procurado por ser um dos autores do roubo de um Chevrolet/Cruze e de armas de fogo de fabricação artesanal na zona rural de Araçuaí. Com o veículo, ele e comparsas teriam praticado dois roubos em Turmalina, sendo um em um posto de combustíveis e outro de um VW/Fox, ocasião em que, em perseguição aos autores, o Escrivão de Polícia Allan Ferreira Couto foi alvejado na cabeça.
Após fazer levantamentos e identificar a casa em que Clebinho estava se homiziando em Araçuaí, a equipe de investigadores composta por Renato Soares Caetano, Daiana Gomes Cardoso e Aldelon Rafael Melo Rocha e o Delegado Thiago de Carvalho Passos traçaram estratégia para efetuar a prisão do criminoso, acionando o apoio da Polícia Militar.
Ao ingressar na residência, os policiais encontraram Clebinho deitado, sendo que em buscas no quarto foi encontrado um revólver calibre .38 com numeração raspada, municiado com cinco cartuchos intactos, um punhal, um dechavador, uma bucha de maconha e um aparelho celular.
Enquanto as Equipes faziam as buscas, foram informadas que outro indivíduo encontrava-se no mato e saiu em fuga, sendo possivelmente outro dos autores que vinham sendo procurados. Foi realizado intenso rastreamento nas margens do Rio Araçuaí e em todo matagal em volta, não sendo encontrado o suspeito.
Clebinho foi autuado em flagrante pela prática do crime de posse ilegal de arma de fogo com numeração raspada e também foi cumprido mandado de prisão preventiva que havia em seu desfavor, sendo recolhido ao Presídio de Araçuaí. Ele tem passagem por homicídio e furto.
Clebinho foi preso em Araçuaí (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Clebinho foi preso em Araçuaí (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Clebinho foi preso em Araçuaí (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
(Com informações da Polícia Civil e do Gazeta de Araçuaí)