Seca gera prejuízo milionário em Araçuaí

0

Apesar da chuva nos últimos dias de setembro e início de outubro, a estiagem prolongada afetou a vida dos produtores rurais de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. De acordo com a Empresa Técnica e Extensão Rural (Emater), somente em 2016 o prejuízo ultrapassa R$ 6 milhões na agricultura e agropecuária.

Para a secretária de desenvolvimento econômico e sustentável do município, Marcilene Maria Ramalho Silva, o problema na região tem se agravado nos últimos anos. “A estiagem prolongada prejudica a questão da renda familiar, a questão alimentar e ainda a própria qualidade da água. Tudo isso provoca também o êxodo rural, em que famílias deixam suas propriedades e vão para a cidade”, lamenta.

De acordo com a secretária, 2041 famílias de 45 comunidades rurais estão sendo assistidas com o fornecimento de água por meio de carros-pipa. Nesta terça-feira (4), o Governo Federal aceitou o pedido de estado de emergência feito pelo município de Araçuaí. A informação foi divulgada no Diário Oficial da União.

“O pedido foi feito em junho. Assim, o município assumiu o serviço emergencial e iniciou o atendimento às famílias. Realiza ações, como a construção de barraginhas, mas diante do problema estas ações se tornam, ainda, pequenas; o decreto pode ajudar em outras medidas”, explica.

Norte de Minas

Em setembro, o Governo já havia reconhecido o pedido de três outras cidades do Norte de Minas: Bocaiuva, Claro dos Poções e Lassance. Na zona urbana de Bocaiuva, por exemplo, 12 mil domicílios são abastecidos pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). A água vem de uma barragem construída há cerca de 40 anos, abastecida pelo Rio do Onça. Segundo o Saae, pela primeira vez na história, o Rio que leva água até a represa chegou a secar. (G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui