População de Governador Valadares elege primeiro prefeito nascido no município

0

“Esse é o resultado da união. Em 2012 tivemos uma grande divisão política e Valadares sofreu nesses últimos quatro anos”, assim definiu o prefeito eleito André Merlo (PSDB) sobre a campanha que culminou com sua vitória no primeiro turno em Governador Valadares. Pela primeira vez com mais de 200 mil eleitores, a cidade vivia a possibilidade de escolher o prefeito em um possível segundo turno, que foi descartado após André conquistar 106.905 votos (81%), sendo uma das mais expressivas votações já registradas na cidade.

Em coletiva de imprensa após a divulgação do resultado, o prefeito eleito comentou a respeito da gestão que implantará a partir de janeiro de 2017. “Temos que primeiro fazer um governo de transição, espero a altivez do atual governo para que a gente tenha uma transição a mais democrática possível”, pontuou. Para ele, a prioridade será organizar a administração municipal, tendo como foco a excelência na gestão dos recursos públicos.

Sobre o secretariado municipal, André destacou que a prioridade na escolha de nomes de caráter técnico. “Nós temos que ouvir todos os partidos políticos que nos apoiaram; nós não vamos abandonar a política e as pessoas têm que entender isso. Nós só vamos aceitar indicações técnicas, se forem técnicas, e políticas, melhor ainda”.

O vice-prefeito Dr. Luciano declarou estar honrado por sua escolha na chapa e pela votação, fato que aumenta o compromisso para com o povo da cidade. “A saúde é uma dificuldade de quase todos os municípios, acho que temos verba expressiva para a saúde, tem uma quantidade de funcionários qualificados, mas que estão insatisfeitos, o número é até suficiente, o que falta é gestão. Temos que tampar os buracos por onde estão vazando recursos públicos, vamos conseguir com pouco tempo organizar a saúde como outras secretarias”.

Logo após conversar com a imprensa, André e Dr. Luciano, acompanhados de apoiadores e eleitores, foram comemorar a vitória em um trecho da Avenida Minas Gerais, que já estava fechado para que a população pudesse festejar com segurança. Recebido com muitas fotos, abraços e cartazes, discursou para o público no local.

A engenheira Dione Bittencourt compareceu à festa da vitória e disse o que espera do novo prefeito: “Espero que ele tire Valadares desse descaso, dessa miséria; ajude a saúde, educação, que estão um caos”. Já o comerciário Dandiara Júnior espera a valorização do nome da cidade. “Espero seriedade e acima de tudo honradez para levar a cidade onde merece estar. Valadares já foi a terceira cidade do estado e hoje está no 15ª ou 16º lugar, e a culpa é dos políticos que governaram antes”.

André Merlo é eleito prefeito de Governador Valadares (Divulgação)

André Merlo

Valadarense, engenheiro mecânico, comerciante e produtor rural, André tem 50 anos, é casado e pai de dois filhos. Atuou em sindicatos e entidades de classe, sendo presidente da União Ruralista Rio Doce (URRD) por dois mandatos (6 anos), período em que ampliou o quadro de associados, promoveu reforma no parque, incrementou os leilões, ajudou a trazer um empreendimento do ramo atacadista que gerou 250 empregos diretos e cerca de mil indiretos para Valadares, ampliou patrimônio da URRD, além de quitar as dívidas e deixar dinheiro em caixa para diretoria que o sucedeu.

Entre 2013 e 2014, André foi subsecretario do Agronegócio e secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, quando articulou a reabertura dos escritórios regionais da Epamig e Emater na cidade e participou da elaboração da Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura 2014-2030 que traça as diretrizes para o setor nos próximos anos. Candidato a prefeito em 2012, foi o segundo mais votado, com 37.041 votos.

Composição da Câmara

Nove vereadores se reelegeram: Paulinho Costa (PDT), Iracy de Matos (SD), Jacob do Salão (PSB), Rosemary Mafra (PC do B), Geremias Brito (PSL), Rildo do Hospital (PSC), Robinho Mifarreg (PROS), Dr. Marcílio (PMDB) e Leonardo Glória (PSD).

Confira a votação dos vereadores eleitos:

1 – Enes Cândido: 3.340 votos
2 – Paulinho Costa: 2.915 votos
3 – Iracy de Matos: 2.151 votos
4 – Juninho da Farmácia: 2.013 votos
5 – Betinho Detetive: 1.972 votos
6 – Coronel Wagner: 1.902 votos
7 – Jacob do Salão: 1.779 votos
8 – Pastor Elias de Jesus: 1.704 votos
9 – Rosemary Mafra: 1.632 votos
10 – Alessandro Ferraz Alê: 1.479 votos
11 – Geremias Brito: 1.382 votos
12 – Valdecy Barcellos: 1.338 votos
13 – Regino Cruz: 1.337 votos
14 – Rildo do Hospital: 1.311 votos
15 – Nenem do Desidério: 1.304 votos
16 – Robinho Mifarreg: 1.227 votos
17 – Júlio Avelar: 1.142 votos
18 – Antônio Carlos: 1.085 votos
19 – Dr. Marcílio: 1.079 votos
20 – Dandan Cesário: 928 votos
21 – Leonardo Glória: 904 votos

(Fonte: G1 dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui