Operação Bout combate comércio ilegal de armas em Governador Valadares e região

0

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e em parceria com as Polícias Militar e Civil, deflagrou na manhã de hoje, 23 de setembro de 2016, em Governador Valadares e região, a Operação Bout, que visa combater o comércio ilegal de arma de fogo e munição.

A pedido do Gaeco, o judiciário local expediu dois mandados de prisão preventiva, 16 mandados de busca e apreensão, determinou o afastamento da função pública de três investigados e o bloqueio de valores de sete envolvidos.

A Operação Bout é um desdobramento da Operação Consórcio, deflagrada em 3 de dezembro do ano passado com o objetivo de combater o tráfico ilícito de entorpecentes em Governador Valadares. Na oportunidade, foi decretada a prisão dos envolvidos e houve apreensão de materiais.

As investigações continuaram e chegaram a dois irmãos, entre eles um agente penitenciário, que coordenava um esquema de comércio ilegal de arma de fogo e munições e praticava outros crimes, como lavagem de dinheiro, usura e falsidade ideológica. Entre os envolvidos no esquema criminoso, estão familiares do agente penitenciário e funcionários públicos.

O nome da operação faz referência a Viktor Bout, conhecido mercador russo que vendia armas de fogo e fomentava as guerras ocorrentes no oriente médio e no leste europeu e que deu origem ao filme “O senhor das armas”.

(Fonte: Gaeco/MPMG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui