Ex-cabo da Polícia Militar em Araçuaí é preso em Teófilo Otoni

0

Foi preso na noite de quinta-feira, 21 de julho, na cidade de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, o ex-cabo da Polícia Militar (PM) em Araçuaí, Ramon Silva Santos, de 37 anos. De acordo com informações da PM, o ex-policial foi abordado por volta das 19 horas, durante patrulhamento de rotina em uma rua do bairro São Jacinto.

“Ao verificar o sistema do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), foi constatado que havia um mandado de prisão contra ele, expedido pelo juiz Paulo Tadeu Rodrigues Rosa, em 1 de dezembro do ano passado.”, informou o departamento de Comunicação da PM em Teófilo Otoni.

Após ser preso, o ex-policial foi conduzido para a Delegacia de Polícia da cidade e transferido em seguida para o presídio local.

De acordo com a Polícia Civil, a prisão foi em decorrência de crime de peculato, em ação movida pela Justiça Militar. A pena é de 3 anos de prisão.

Crime de peculato é a apropriação por parte do funcionário público, de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou privado de que tenha a posse em razão do cargo, ou desviá-lo em proveito próprio ou alheio.

O Cabo Ramon era lotado em Araçuaí e estava respondendo a procedimentos administrativos perante a Justiça Militar. Ele ingressou na corporação em abril de 1999 e foi demitido em agosto de 2013.

Em novembro de 2012, ele foi preso após acusação de furtar R$ 240 reais do bolso de um lavrador de 52 anos, em Araçuaí. O lavrador denunciou o caso ao Comando da Polícia em Araçuaí, que determinou a imediata apuração do fato.

Após as buscas realizadas por policiais, o dinheiro foi encontrado entre a capa e o encosto do banco traseiro da viatura usada pelo Cabo Ramon em uma operação de rotina. O policial negou ter sido ele o autor do furto, mas foi preso e transferido para um presídio militar em Almenara.

Após ser libertado, ele se internou em uma clínica psiquiátrica em Divinópolis para tratamento.

Naquela época, o policial já respondia a processo administrativo disciplinar para avaliação da sua permanência na Polícia Militar.

Ele já estava condenado a 2 anos e 5 meses pela Justiça Comum por ter feito disparos de arma de fogo nas ruas de Itamarandiba, também no Vale do Jequitinhonha, e chegou a cumprir pena em regime semiaberto no quartel da PM de Araçuaí.

Cabo Ramon tentou ser candidato a vereador em Araçuaí pelo PC do B nas eleições de 2012, mas foi barrado pela Justiça Eleitoral em decorrência desta condenação.

A pedido do seu advogado, o juiz da Comarca de Araçuaí autorizou o cumprimento do restante da pena em Turmalina, no Alto Vale do Jequitinhonha.

Ramon Silva Santos foi demitido da PM em 2013 (Divulgação)

(Fonte: Gazeta de Araçuaí)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui