Baixo nível do Rio Doce compromete abastecimento em Governador Valadares

0

Os problemas relacionados à estiagem e desabastecimento de água começaram mais cedo em 2016. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, já acompanha o nível do Rio Doce com preocupação desde abril, três meses antes que no ano passado. Segundo o diretor do órgão, Carlos Apolinário, uma explicação para esse fenômeno se encontra na diminuição da lâmina de água do Rio Doce, que perde cerca de 20 centímetros por ano.

Diante desse cenário, a Prefeitura e o SAAE anunciaram nesta quarta-feira (20/7) obras emergenciais para evitar o desabastecimento na cidade. Estão sendo construídas cinco linhas de adutoras para captar água em profundidade de 2,5 metros no meio do rio, com o auxílio de três bombas. O prazo para estas adutoras iniciarem o funcionamento é de 20 dias.

Enquanto essas obras não são concluídas, uma pequena barragem está sendo construída para represar água nos dois pontos tradicionais de captação. Segundo o diretor do SAAE, foi registrado na terça-feira (19/7) volume da captação em 464 litros por segundo, quando o necessário é de pelo menos 700 L/s. Após parte da barragem ter iniciado, os números aumentaram um pouco, chegando próximo ao mínimo necessário.

Até que todas as medidas emergenciais estejam funcionando, o desabastecimento de alguns bairros não está descartado, por isso, a Prefeitura pede aos moradores que economizem água, evitando o desperdício com a lavagem de calçadas, ruas e carros.

Baixo nível do rio Doce compromete captação em Valadares (Foto: Rede Alerta/Facebook)

Vazamentos

O município enfrenta ainda um grave problema de vazamentos, que provoca grande perda de água tratada e reclamações por parte dos moradores. “Eu acho que evitar o desperdício tem que começar pelo SAAE. Que exemplo eles estão dando? Na nossa rua, além do grande desperdício pelo vazamento, ainda tem um grande consumo dos moradores, pois precisam lavar as calçadas para diminuir a poeira, que está demais e tem feito os idosos passarem mal. Como vamos economizar? Tem que ter o exemplo deles primeiro”, desabafa um comerciante.

Segundo a prefeita Elisa Costa, o número de vazamentos na cidade é superior à capacidade do SAAE de consertá-los, mas que o órgão tem se reorganizado para atender melhor a população. Ela afirma que o clima mais frio provoca aumento na pressão na rede, sendo uma das razões para o aumento de rompimentos de adutora nessa época do ano.

“Pedimos que a população nos comunique imediatamente quando houver um vazamento, para que entre no cronograma do SAAE. Estamos disponibilizando outro canal para telefonemas para comunicar vazamentos, que é o telefone da ouvidoria, para que o serviço possa ser agilizado e a gente consiga evitar o desperdício de água tratada”, informou a prefeita.

Quem identificar um vazamento na cidade pode ligar para o SAAE no número 115 ou ainda no telefone da ouvidoria (33) 3271-8928.

Adutoras estão sendo construídas para captar dentro do rio (Foto: Rede Alerta/Facebook)

(Fonte: G1 Vales de Minas Gerais / Repórter: Zana Ferreira)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui