Presidente de Sindicato em Governador Valadares recebeu R$ 400 mil em propinas, diz MP

0

A quinta fase da Operação Mar de Lama, deflagrada nesta terça-feira (21/6), cumpriu dois mandados de prisão preventiva em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Foram presos o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários da cidade (Sinttro-GV), Jorge Ferreira Lopes, e o dono da Empresa Valadarense de Transportes, Roberto Carvalho. Carvalho, que é acusado de envolvimento no pagamento de propinas a vereadores, já está preso preventivamente desde maio, quando foi desencadeada a terceira fase da operação.

De acordo com o promotor Evandro Ventura, em 2010 o presidente do sindicato recebeu dois pagamentos de R$ 200 mil, feitos pelo empresário Roberto Carvalho para que o sindicato fechasse acordos trabalhistas que prejudicassem os funcionários da Empresa Valadarense e fizessem uma greve que pressionaria o município a ceder o aumento das tarifas de ônibus da cidade. Ele receberia da empresa o valor que sobrasse do acordo. Além desses dois pagamentos de propina, a Polícia Federal diz que há indícios de que ele tenha recebido outros valores.

Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão na sede do sindicato, na casa do sindicalista e da filha dele. Segundo o Ministério Público, Jorge Ferreira levava uma vida incompatível com a renda que recebia, e possuía caminhonetes, cavalos de raça premiados e uma chácara.

Em nota, a Empresa Valadarense disse que “todos os acordos firmados asseguraram os direitos dos seus trabalhadores, tanto no que se refere aos reajustes salariais quanto aos benefícios concedidos. A empresa reafirma que os termos das convenções coletivas estão em consonância com a prática de remuneração nacional da categoria, o que pode ser evidenciado pela comparação com outros acordos da mesma natureza.”

Entenda o caso

– Cobertura completa da Operação Mar de Lama – https://aconteceunovale.com.br/portal/?tag=operacao-mar-de-lama

Vídeo

Um vídeo gravado em 2010 mostra o presidente do sindicato recebendo grande quantia de dinheiro. As imagens foram divulgadas durante as investigações da Operação Mar de Lama. Confira abaixo:



(Fonte: G1 Vales de Minas Gerais)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui