Onça é morta a tiros após ser usada em evento da Tocha Olímpica

0

Uma onça-pintada (Panthera onca) foi abatida no interior do zoológico do Centro de Instrução de Guerra da Selva (Cigs), na Zona Oeste de Manaus, na manhã desta segunda-feira (20/6). O animal, conhecido como Juma, escapou do centro e, apesar de ter sido atingido por tranquilizantes, atacou um militar, segundo informações do Exército. O acidente ocorreu durante uma transição de jaula, segundo a assessoria de comunicação. Também na manhã desta segunda, o local recebeu o revezamento da Tocha Olímpica.

A assessoria de comunicação do CMA não confirmou que a onça abatida foi um dos animais que participou da cerimônia da Tocha, em Manaus.

Em nota, o Comando Militar da Amazônia (CMA) informou que a onça escapou no momento em que o Cigs estava fechado para visitas. Uma equipe de militares composta de veterinários especializados tentou resgatar o animal. Porém, mesmo atingido com tranquilizantes, a onça se deslocou em direção a um militar e foi realizado um tiro de pistola por medida de segurança. O animal morreu no local.

Ainda segundo o CMA, o Cigs já determinou abertura de processo administrativo para apurar os fatos. A assessoria de comunicação informou que não tem mais detalhes sobre a onça.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) informou que o quartel já foi notificado e a partir da avaliação da situação as medidas cabíveis serão tomadas. Uma multa de R$ 3 mil a R$ 300 mil pode ser aplicada caso o CMA seja considerado culpado pelo ocorrido com a onça Juma. Ainda segundo o Ipaam, dependendo do agravamento da situação, o CIGs será fiscalizado.

Cigs recebeu o tour da tocha na manhã de segunda (Foto: Valdo Leão/Divulgação/Cigs)

Leia a íntegra da nota divulgada pelo CMA:

1. O Comando Militar da Amazônia (CMA) informa que, no dia 20 de junho de 2016, no final da manhã, uma onça veio a escapar no interior do Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), que no momento do ocorrido se encontrava fechado, vazio e em segurança.

2. Uma equipe de militares composta de veterinários especializados no trato com o animal foi ao seu encontro para resgatá-la. O procedimento de captura foi realizado com disparo de tranquilizantes. O animal, mesmo atingido, deslocou-se na direção de um militar que estava no local. Como procedimento de segurança, visando a proteger a integridade física do militar e da equipe de tratadores, foi realizado um tiro de pistola no animal, que veio a falecer.

3. O Comando do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) já determinou abertura de processo administrativo para apurar os fatos.

Cigs recebeu o tour da tocha na manhã de segunda (Foto: Isabella Pina/Globoesporte.com)

(Fonte: G1 AM / Portal Amazônia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui