Início Leste de Minas Poço artesiano tem vazão histórica e garante água por 40 anos em...

Poço artesiano tem vazão histórica e garante água por 40 anos em município do Leste de Minas

0

Já pensou resolver um problema de abastecimento de água em uma cidade do dia para a noite? Isso aconteceu no município de Goiabeira, na região do Vale do Rio Doce. Um poço artesiano perfurado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), e seu órgão executor, o Idene, por meio do Plano de Urgência para Enfrentamento da Seca, atingiu uma vazão de mais de 30 mil litros/hora.

A quantidade corresponde a aproximadamente 90% da água que é suficiente para abastecer toda a população do município, de 3.200 habitantes. Somado a outros dois poços perfurados pelo Sistema Sedinor/Idene e dois já existentes na localidade, o abastecimento de água estará garantido por, pelo menos, 40 anos.

De acordo com a empresa Fermaq Poços Artesianos, que realizou a perfuração, a cada 50 poços perfurados a média da vazão é de 4 mil litros/hora, isso significa 96 mil litros por dia. Já a média de vazão do poço artesiano de Goiabeira pode alcançar a incrível marca de 720 mil litros/dia. O número impressiona quando comparado com a quantidade de água consumida pelo município inteiro, cerca de 800 mil litros/dia.

A população, que há mais de três meses estava sendo abastecida por meio de caminhão-pipa, comemora a chegada da água como uma solução duradoura para os problemas da seca. “É um privilégio muito grande para todos nós que estamos vivendo tempos difíceis de poucas chuvas. De 2014 para cá a seca tem só piorado na nossa região, surgindo muitos problemas de abastecimento no município. Por isso estamos todos muitos felizes comemorando esta conquista”, diz o morador Sérgio Pereira.

De acordo com o prefeito de Goiabeira, Weliton da Silva, a ajuda do Governo do Estado veio em ótima hora. “A gente tem sofrido muito com a seca há vários anos, mas 2015 foi um dos mais castigados e, já no início deste ano, o principal córrego que abastece o nosso município – o Ferrujão – secou completamente”, relata.

O gestor municipal comemora a obra, que vai melhorar a convivência com a seca no município. “Estamos finalizando a instalação de toda a tubulação que levará a água para o reservatório e assim, finalmente, resolvermos o problema de abastecimento de água na nossa cidade”, afirma Silva.

O diretor-geral do Idene, Ricardo Campos, diz que o investimento feito pelo Governo do Estado é de extrema importância para garantir o abastecimento de água em diversos municípios do Norte e Nordeste de Minas Gerais. “A perfuração desses poços garante qualidade de vida para a população, que vive uma seca histórica na região. O trabalho do Sistema Sedinor/Idene é promover a dignidade humana, e o acesso à água faz parte disso”, afirma.

Cabe ao município, segundo preestabelecido no Plano, a instalação dos equipamentos – bombas, tubos e caixas d’água –, que são doados pelo Sistema Sedinor/Idene após a perfuração do poço.

Entenda o Plano de Urgência para Enfrentamento da Seca

Em dezembro de 2015, o governador Fernando Pimentel lançou o Plano de Urgência para Enfrentamento da Seca, com um investimento de R$ 33 milhões. Uma das ações está garantindo a perfuração e equipagem de 482 poços artesianos em 129 municípios que estavam em situação de emergência devido à estiagem e à seca, beneficiando mais de 70 mil pessoas.

O abastecimento de água estará garantido por 40 anos – Foto: Divulgação/Sedinor

(Agência Minas)

SEM COMENTÁRIOS