Proprietários da empresa Valadarense se entregam à Polícia Federal

1

O delegado da Polícia Federal Cristiano Campidelli confirmou na noite desta segunda-feira (30/5) que os proprietários da Empresa Valadarense de Transporte Público Coletivo se entregaram à Polícia Federal. Roberto José de Carvalho e sua filha Juliana Campos Carvalho Schettino estavam foragidos da Justiça depois que o Ministério Público Estadual pediu a prisão preventiva de vários envolvidos em um suposto esquema de corrupção envolvendo a empresa, vereadores e funcionários públicos.

Segundo a denúncia, eles teriam pagado propina a alguns vereadores para que os mesmos votassem a favor de aumentos no vale-transporte municipal, além de utilizar os mesmos para blindar a empresa de projetos de lei que pretendessem dar gratuidade a deficientes físicos.

Segundo Campidelli, os proprietários da empresa foram recolhidos para presídios de Belo Horizonte. “Um se apresentou ontem [domingo], e a outra hoje [segunda-feira]. Eles ficarão em BH até segunda ordem, à disposição da Justiça”, disse o delegado.

Eles foram denunciados na 3ª fase da Operação Mar de Lama, que terminou com a prisão de diversos vereadores na cidade.

Segundo o promotor de Justiça Evandro Ventura da Silva, diversas práticas criminosas da Valadarense causaram enorme prejuízo à população. “Temos, por exemplo, intromissão dos agentes públicos para aumento da passagem, para barrar projetos que beneficiariam a população, dentre eles gratuidade para deficientes físicos. Temos diversas outras situações comprovadas dentro do processo, como a ingerência direta da empresa dentro da Prefeitura de Valadares e dentro da Câmara. Isso nos leva a crer que a população que necessita do transporte público teve um prejuízo enorme com esses benefícios, que poderiam ser entregues à população e que são, na verdade, objetos de negociações escusas dentro de salas fechadas do próprio município e da Câmara. Em suma, temos as empresas que injetam dinheiro neste mercado corrupto que estamos falando, que é este modelo de governança que eles optaram por exercer dentro de Valadares para fazer com que o serviço público pudesse ficar nas mãos deles”, disse o promotor, ressaltando que a empresa pagava mensalidade aos vereadores envolvidos.

Donos da empresa Valadarense se entregam à PF – Foto: Antônio Cota/DRD

(Fonte: Diário do Rio Doce)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui