A tocha olímpica chega ao Brasil
No dia 21 de abril, em Olímpia, na Grécia, foi acesa a chama olímpica – um dos mais importantes símbolos dos Jogos Olímpicos. Em uma cerimônia de origem milenar, sacerdotisas acenderam a chama em frente ao Templo de Hera, palco das competições esportivas da antiguidade. Nesta terça-feira, dia 3 de maio, a chama olímpica chegou ao Brasil. Ela percorrerá todo o país até o acendimento da pira olímpica no Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto, quando se iniciarão os Jogos Rio2016.
Na antiguidade, os gregos consideravam o fogo um elemento divino e, por essa razão, mantinham piras acesas em frente a seus principais templos. Mensageiros viajavam pelas cidades gregas com a tocha nas mãos, convidando os gregos a assistir aos jogos em Olímpia e proclamando a trégua sagrada: um mês antes e durante as competições esportivas, todas as guerras deveriam ser interrompidas.
Nas últimas semanas, depois de percorrer cidades gregas, a chama olímpica foi levada para a Suíça, onde visitou, pela primeira vez, o edifício da Organização das Nações Unidas, em Genebra, e foi exposta no Museu Olímpico, em Lausanne. Para realizar viagens longas, a chama olímpica é preservada em lanternas, semelhantes a pequenos lampiões, que permitem seu transporte com segurança em carros e aviões. Foi assim que ela embarcou para o Brasil.
Nesta terça-feira, a chama chegou a Brasília, onde se iniciou um período de 90 dias de revezamento da tocha olímpica, que percorrerá cerca de 20 mil quilômetros, com eventos em mais de 300 cidades de todos os estados do país, além do Distrito Federal. A chama olímpica também passará em comboio por outros 200 municípios. A partir de agora, cerca de 12 mil carregadores farão o revezamento da tocha, que terminará no estádio do Maracanã, na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
O circuito que a tocha olímpica percorrerá em todo o país ajudará a promover diversos pontos turísticos do Brasil e a valorizar a prática desportiva nacional. Servirá como uma lembrança de que os Jogos Rio2016 são uma conquista de todo o Brasil. Vários atletas e promessas do esporte brasileiro carregarão o símbolo máximo dos Jogos, entre eles diversos beneficiários dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Pódio. A grande maioria dos carregadores, no entanto, são personagens importantes para a sua cidade, a sua região. Famosos ou anônimos, ajudarão a construir a história dos Jogos Rio2016.
A passagem da tocha por todo o Brasil representa os valores básicos do esporte e do movimento olímpico: a paz, a tolerância, o companheirismo e a integração. Os Jogos serão realizados no Rio de Janeiro, mas já são de todo o povo brasileiro. Foi a união de esforços de todo o país que tornou possível superar inúmeras dificuldades para construir os primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul, que terão a cara do Brasil: dinâmicos, alegres e inesquecíveis. O revezamento da tocha conectará todo o país com o espírito olímpico. A festa vai começar!
Presidenta Dilma Rousseff acende a Tocha Olímpica no Palácio do Planalto. Participaram da solenidade a atleta Fabiana Claudino, Bicampeã olímpica (2008 e 2012) e capitã da seleção brasileira de voleibol (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)
Presidenta Dilma Rousseff acende a Tocha Olímpica no Palácio do Planalto. Participaram da solenidade a atleta Fabiana Claudino, Bicampeã olímpica (2008 e 2012) e capitã da seleção brasileira de voleibol (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)
(Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República)