Na tarde desta quinta-feira (28/4) a Prefeitura de Ipatinga, no Vale do Aço, emitiu nota à imprensa informando que não vai mais realizar o evento de passagem da tocha olímpica, marcada para o próximo dia 12 de maio. A cidade estava confirmada na lista de municípios que receberiam a comitiva, como forma de divulgação e interiorização dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Segundo a nota, a prefeitura já teria comunicado o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) sobre a “impossibilidade de realizar um evento para a passagem da tocha pela cidade”. No texto a prefeitura alega que “para cumprir as exigências do COB, os gastos com a passagem da tocha em Ipatinga atingiriam, pelo menos, R$ 180 mil, segundo os levantamentos realizados”.
Ainda de acordo com a nota divulgada, a “Prefeitura se comprometeu a organizar o evento, desde que o Comitê Olímpico ou patrocinadores custeassem as despesas, o que se demonstrou impossível”.
A nota prossegue, com a alegação de que “o momento exige que se dê prioridade absoluta ao pagamento de servidores, à manutenção dos serviços essenciais e a continuidade das obras em andamento na cidade”.
No site oficial dos Jogos Rio 2016, o nome da cidade já foi retirado da listagem de municípios que recebem o evento. Pela região do Vale do Aço, seguem confirmadas na rota da tocha olímpica as cidades de Naque e Coronel Fabriciano, que recebem o revezamento também no dia 12 de maio. Ao todo, 40 cidades em Minas Gerais se inscreveram para participar do revezamento. (G1)