A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira, 27 de abril, com apoio do Ministério Público Federal (MPF), a segunda fase da Operação Mar de Lama, com objetivo de dar continuidade ao combate aos crimes de corrupção praticados por agentes públicos e políticos no município de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.
A Operação conta com a participação de trinta policiais federais, que estão cumprindo treze ordens judiciais, sendo sete mandados de busca e apreensão e seis ordens de afastamento de funções públicas (cinco delas contra vereadores da Câmara Municipal de Governador Valadares e a sexta contra um gestor corporativo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE)).
De acordo com a PF, esta nova fase decorre da análise em materiais apreendidos na empresa do tesoureiro da organização criminosa investigada, durante a primeira fase da operação, quando foram encontrados indícios de que, além dos oito vereadores já afastados, outros cinco vereadores e um gestor corporativo do SAAE recebiam propinas para praticarem atos de ofício contrários ao interesse público.
Ainda segundo a PF, os nomes dos vereadores e do gestor do SAAE afastados foram encontrados em uma espécie de contabilidade de propinas, recebidas e pagas pela organização crimina, sempre vinculados a valores.
Com o desencadeamento desta segunda fase da Operação Mar de Lama, o número de pessoas afastadas das funções no município de Governador Valadares saltou de 20 para 26, sendo que 13 delas são vereadores.
Vereadores afastados:
– Marcos Alves da Silva, o Chiquinho (PSDB);
– Adauto Pereira da Silva, o Adauto Carteiro (PROS);
– Isá Batista de Souza, o Cabo Isá (PMN)*;
– Leonardo Silva Gloria, o Dr. Leonardo Gloria (PSD);
– Jose Iderlan Ferreira Sudario, o Iderlan (PPS).
Adauto Carteiro (atual presidente da Câmara), Cabo Isá, Chiquinho, Leonardo Gloria e José Iderlan foram afastados de suas funções públicas na segunda fase da Operação Mar de Lama (Crédito: Aconteceu no Vale com fotos da Câmara Municipal de Governador Valadares)
*Durante o comprimento de mandado de busca e apreensão, agentes da Polícia Federal encontraram uma arma de fogo sem registro na residência do vereador Cabo Isá. O político foi conduzido à Delegacia da PF para prestar esclarecimentos.
[+] Cobertura completa da Operação Mar de Lama (Clique aqui)
Gracas a Deus o gigante acordou. Viva Dr Moro viva PF e viva o BRASIL.
OLHA UM PAÍS QUE FOI DESCOBERTO HA 500 ANOS ATRÁS POR CABRAL E ESQUECERAM DE COBRIR…