Caixas de medicamentos são descartadas em lote vago de Timóteo

0

Uma moradora do Bairro Funcionários, em Timóteo, encontrou várias caixas de remédios em um lote vago, na manhã desta quinta-feira (24/3). Algumas caixas estavam lacradas e com a data de validade para 2017, outras cartelas estavam vencidas. Os medicamentos são indicados para uso de diversos tratamentos.

Segundo informações da auxiliar de transporte escolar, Leyciane Neves, que localizou os remédios, ela estava voltando para casa, quando viu os medicamentos despejados no terreno.

“Acredito que deve ter sido um morador que jogou essas embalagens neste lote, porque algumas caixas já estão usadas, daí deve ter vencido, e ele juntou todos os remédios e jogou fora, até mesmo os não vencidos. Isso é perigoso, porque alguma criança passa e pega e ingere, causa um problema ainda maior”, conta.

Medicamentos descartados em Timóteo (Foto: Samara Barra / Inter TV dos Vales)

Descarte irregular em Santana do Paraíso

Na tarde dessa quarta-feira (23), a Prefeitura de Santana do Paraíso recolheu várias caixas de remédios que foram despejadas em um terreno baldio na zona rural da cidade.

As embalagens também foram encontradas por um morador, que informou que um caminhão da coleta de lixo doméstico foi visto despejando as caixas no local.

O secretário de saúde do município, Adelson Borges, explicou que a prefeitura abrirá duas vertentes de investigação em relação ao caso. A primeira vai apurar como os remédios se misturaram às caixas que seriam descartadas, e porque o lixo foi dispensado em um lote vago.

“Recebemos os remédios, tiramos das caixas e distribuímos para a comunidade. Resolvemos juntar essas caixas para doar para um catador de papelão, só que já havia passados seis meses e não encontramos ninguém para recolher esse material. Por isso autorizei que fizesse a retirada dele da unidade de saúde. Queremos saber como foi que os remédios foram se misturar às caixas. Vamos apurar se foi um erro dentro da farmácia da unidade, ou se uma terceira pessoa está envolvida”, explica.

Ainda de acordo com o secretário, o outro ponto é a respeito do descarte do material. “Fiz o pedido para a retirada do lixo da unidade, agora vamos apurar também, junto à secretária de obras, como o caminhão levou esse lixo para ser descartado em um lote vago”, disse.

Adelson afirmou também que a Prefeitura de Santana do Paraíso possui um contrato vigente com uma empresa para o descarte correto dos medicamentos. “Os remédios não estavam vencidos, e a prefeitura paga para obter esses medicamentos. Então não é interessante jogá-los fora. Houve um erro”, afirma.

(G1 dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui