Teatro de Governador Valadares passa por reformas

0

De portas fechadas há cerca de cinco meses, o Teatro Atiaia vem passando por readequações para que possa voltar a receber espetáculos culturais em Governador Valadares. Em outubro de 2015, o Ministério Público interditou o local até que a legislação atual sobre a segurança e acessibilidade fosse cumprida. Desde então algumas obras estão sendo realizadas, como o reforço da sinalização, construção de rampa para cadeirantes, instalação de corrimão nas escadas e aumento do número de extintores de incêndio.

O secretário municipal de cultura, esporte, lazer e juventude, João Paulo Cirne, explica que as demandas do teatro foram dívidas em duas etapas. A primeira, mais barata e mais rápida, vem sendo custeada integralmente pela Prefeitura.

“Aquilo que era de curto prazo, a gente colocou nessa primeira etapa, que seria com o objetivo de reabertura do teatro. Na segunda etapa, a gente vai atender o restante do prédio e mais uma modernização, tanto do prédio, como do teatro. Aí já prevê troca do sistema de ar condicionado, coisas mais pesadas, que requerem mais recursos e mais tempo. Então tá sendo finalizado os projetos, para a gente entrar com lei de incentivo, e já tem algumas empresas interessadas em estarem incentivando nesse sentido”, explica o secretário.

Ainda de acordo com João Paulo Cirne, no dia 15 deste mês houve reunião da Secretaria de Cultura com o Ministério Público e com o Corpo de Bombeiros, para analisar os trabalhos já feitos. “A gente acordou o seguinte: a gente vai concluir as adequações que já estamos fazendo aqui. Nesse mesmo tempo a gente vai estar atualizando os projetos do prédio todo para apresentar ao Corpo de Bombeiros, que tem o compromisso de estar agilizando a análise desses projetos. Aí a gente voltaria com tudo isso ao Ministério Público para fechar uma possibilidade de estar reabrindo o teatro”, afirma.

Segundo ele, a previsão é de que o Teatro Atiaia possa ser reaberto até o fim de abril para não trazer mais prejuízos culturais para a cidade. Em outubro, o teatro foi interditado horas antes de um espetáculo de dança e às vésperas do Valadares Jazz Festival, de modo que as atrações precisaram ser transferidas para a Praça dos Pioneiros. A agenda do teatro estava lotada até dezembro, prejudicando diversos grupos culturais da cidade.

Alisson Souza é ator de uma companhia de teatro com 25 anos de história em Governador Valadares. Ele conta que o grupo ao qual pertence precisou reagendar espetáculos que estavam marcados para março e abril, remarcando-os para o segundo semestre. Apesar disso, ele espera que em breve o palco do Atiaia esteja pronto para receber a classe artística da cidade.

“A expectativa está muito grande, tem vários projetos novos nesse ano que a gente quer colocar no teatro, não só o nosso grupo. Espero que a gente consiga usar esse espaço, que é nosso direito. Como sabemos dessa importância que tem o teatro de levar cultura e entretenimento pro público de Valadares, a gente precisa dessas medidas cabíveis o mais rápido possível para propagar a vida artística, propagar a cultura”, destaca o ator.

Obras exigidas pelo MP visam adequar teatro à legislação atual (Foto: Sávio Scarabelli/G1)

(Fonte: G1 dos Vales)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui