FILHOS NÃO SÃO NOSSAS PROPRIEDADES

3

Porém, filhos são produções de nossa responsabilidade.

Se pensarmos que filhos são dádivas que recebemos para contribuir, mutuamente, para a nossa evolução, vamos entender que tê-los é muito mais sério do que possamos imaginar.

O primeiro passo portanto é compreender que “tê-los” não significa que são nossas propriedades. Significa compreender que eles passarão por um período sob nosso cuidado e quando já não precisarem mais de nossa atenção exclusiva, continuarão sendo de nossa responsabilidade.

Porém, o que infelizmente ocorre é que muitos pais não dão atenção necessária à crianças quando elas estão no período de formação da personalidade, o que vai ocorrer até os dez anos de idade e, quando eles entram na adolescência, período em que é muito complexo a comunicação com eles, familiares não sabem o que fazer diante de comportamentos que por sua vez, irão afastá-los ainda mais.



Quando, portanto, um adulto apresenta dificuldade de relacionamento, quer seja pessoal ou profissional; quando se comporta de forma a prejudicar os outros e a eles próprios, não podemos desconsiderar que se trata de ter tido, infelizmente, um convívio familiar complexo, inexistente e/ou sem a influência positiva dos pais.

Certamente vamos encontrar pessoas extremamente bem sucedidas, embora tenham vivido em ambientes degradantes. No entanto, são as exceções existentes. E isto ocorre por sermos únicos e subjetivos. Algumas crianças conseguem “blindar-se” dos ambientes que lhes causarão sofrimento, enquanto que a maioria é sim, influenciadas por eles.

É preciso ficarmos atentos a esta individualidade da criança e mais ainda aberto a respeitá-la, compreendendo que nós, com nossas atitudes influenciaremos em suas vidas mais de forma inconsciente do que conscientemente.

Françoise Dolto, Psicanalista francesa, dizia que os pais deveriam ‘adotar’ os próprios filhos, mas que, infelizmente, não o fazem, muitas vezes: “Nunca se tem um filho igual ao que se sonhou, tem-se um certo tipo de criança e é preciso deixar que cresça segundo a sua verdade: muitas vezes, em vez disso, fazemos o contrário”.

Por tudo isso devemos amparar nossas crianças permitindo que ela tenha de nós, apenas nosso melhor e que possa, por si só, se tornar ela mesma, orgulhosa do que é, e também das lembranças que terá enquanto estavam sob nosso cuidado.

O grande e mais eficaz passo é amar nossas crianças. Permitir que elas sintam amor pela vida, pela família, pelos irmãos, pelos bichinhos de estimação, pela residência e, sobretudo, por elas mesmas.

Uma criança feliz certamente será uma pessoa realizada e compromissada com a felicidade de seu entorno. E uma criança se torna feliz caso sinta que não é propriedade de ninguém, nem dos pais. Um criança se torna feliz quando compreende que tem alguém responsável por ela e que este fato a faz se sentir importante e com desejo de crescer sonhando obter êxito para orgulho de todos, primeiramente sentido orgulho de si própria, evidentemente.


Quem é Marli Andrade?

Marli Andrade é Psicanalista e Psicopedagoga, Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Argentina John Kennedy em Buenos Aires, defendendo a tese: “A influência da subjetividade nas interações profissionais”.

Autora de Literatura Infantojuvenil com o propósito de contribuir para que as crianças cresçam com equilíbrio emocional, autoestima e habilidades para interações intra e interpessoal tranquila e eficiente.

Escritora do livro “Primeiro você sonha, depois você dorme”, catalogado pela Câmara Nacional do Livro, sob o catálogo sistemático: Autoconhecimento, Comportamento social, Conduta de vida, Equilíbrio (Psicologia), Inconsciente, Realização pessoal, Relações interpessoais, Sonhos e Sucesso profissional.

Atua com palestras e treinamentos em instituições públicas e privadas, disponibilizando técnicas para que cada participante possa construir suas próprias estratégias para a gestão intra e interpessoal.

Marli Andrade
Psicanalista e Psicopedagoga
Doutoranda em Psicologia Social
Autora de Literatura Infanto Juvenil
Site: www.marliandrade.com.br

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite.

    Como um simples mortal se acha dono da verdade e publica coisas sobre filhos e comportamentos dos outros.
    Cuidar da própria vida esta tão fácil que agora se dar o direito de dizer o que é certo ou errado em uma pagina onde pode poluir mentes de pessoas mau informadas a respeito do certo e do errado, que me é de direito de cada um.
    Cuido eu dos meus filhos, e acho o que eu quiser sobre o futuro ou presente deles, sem precisar de uma cassadora de recompensa nas mídias dita escritora. ser pai e mãe é próprio da natureza humana . assim como os animais não precisam de conselhos para procriarem, os seres humanos são racionais o suficientes para levar esta dadiva de Deus. vender livro é bom né! escreva sobre como é fácil tomar o dinheiro dos distraídos.

    • Flávio, bom dia!

      Esta simples mortal que vos responde, compreende perfeitamente a sua colocação. No atual momento em que vivemos, muitas pessoas estão sim, fazendo algo para conquistar outro. Muitas pessoas tem como foco o dinheiro e somente o dinheiro e vivendo neste meio, podemos ser influenciados a pensar que todos, portanto, são iguais. Porém, não são todos, graças a Deus.

      Quando escolhi me tornar Doutora em Psicologia Social, já sendo Psicanalista e Psicopedagoga, além de ter sido Educadora de Educação Infantil por muitos anos, escolhi estudar o Doutorado justamente para demonstrar que todas as pessoas não são iguais e elas podem se ajudar sim. Ainda mais com esta magnitude que é a internet.

      Fui estudar mais um pouco para me tornar apta a contribuir com aqueles que desejam viver mais emocionalmente equilibrado e feliz. O que precisa ocorrer desde a primeira infância.

      Enfim, você está corretíssimo: “cuidar da própria vida está muito fácil” pra mim, e é justamente isso que desejo contribuir para que a vida do maior numero de pessoas seja fácil também. Sem jamais ditar o que é certo e o que é errado. (caso tivesse lido um dos textos do meu livro publicado saberia que lá pergunto “o que é certo? E o que é errado?).

      Inclusive é uma das minhas bandeiras que “a verdade depende”. Poi isto mesmo, jamais vislumbrei o título de dona da verdade. As “coisas” que publico sobre filhos e comportamentos tem um único objetivo: estimular o debate entre nós, pais. Porque também sou mãe de duas adolescentes. Um já se encontra da Faculdade de Psicologia e a outra finaliza o Ensino Médio.

      Caso conhecesse o meu trabalho e missão nesta vida, o que convido para fazê-lo, você iria ver que tenho diversos projetos sociais e culturais em que disponibilizamos palestras para pais, oficinas para profissionais e distribuição gratuita de livros de minha autoria para crianças. Em 2015 presenteamos 3.000 crianças e para este, presentearemos mais 3.000 principalmente para crianças que se encontram em Zona Rural como forma de fazer a minha parte para a construção de uma sociedade melhor.

      Sou escritora com muito orgulho porque esta foi a missão que escolhi: estudar para ajudar pessoas a viverem melhor. Tenho livros disponíveis para venda sim, no meu site particular porque pessoas que conhecem o trabalho desejam comprar e aprofundarem nos estudos e debates.

      No entanto, aqui, no Portal Aconteceu no Vale, meu único intuito é contribuir para um debate sadio e promissor.

      Caso tenha o ofendido, peço-lhe, com todo respeito, perdão.
      Ninguém jamais pode interferir no direito que as famílias tem de educar seus filhos.

      Respeitosamente,

      Marli Andrade

      • Marli, se fosse possível, eu curtia a sua resposta ao Flávio. Parabéns pela resposta educadíssima, essa é só mais uma evidência de que seu tratamento com crianças é especial. Você sabe, de fato, educar! Eu sinto que não teria essa mesma paciência rs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui