Estudante é esfaqueado na cabeça em São Francisco, no Norte de Minas

0

Uma briga entre adolescentes na porta de um colégio de São Francisco, nessa terça-feira (23/02), terminou com um menor, de 16 anos, esfaqueado na cabeça e outro apreendido. No final das aulas do período da manhã da Escola Estadual Coelho Neto, no Centro de São Francisco, por volta de 11h30, dois jovens começaram a discutir próximo ao colégio.

Durante a confusão, um dos menores sacou a faca de dentro da mochila e atingiu o colega na região da cabeça. Inicialmente, o jovem foi encaminhado para o Hospital de São Francisco. Já no fim da tarde, devido aos ferimentos, ele foi levado para a Santa Casa de Montes Claros. A vítima não resistiu e veio a óbito nessa segunda-feira (7/3).

Depoimento

“O adolescente apreendido contou que estava sendo ameaçado pela vítima e que eles se estranhavam há uma semana. Mas não disse o porque das ameaças. A partir daí, ele começou a andar armado com a faca. nessa terça eles começaram a discutir. A vítima teria o atingido com pedradas e ele reagiu com a faca”, explicou o delegado Emannuel Robson Gomes.

O menor foi detido e encaminhado para o poder judiciário, onde passou por uma audiência e, em seguida, foi entregue aos pais.

Indignação

“Ele tinha cara de criança. Apresentou estar calmo e confessou o crime. Infelizmente, estamos com índices de violência muito alto no município, principalmente de menores infratores. Isso ocorre em função da impunidade. O que causa a maior violência aqui no município é a falta de um Centro Socioeducativo para menores na cidade. Quando fica estabelecido que o menor deve ficar detido, ele é levado para a unidade de Montes Claras que também está cheia”, explicou o policial.

Para o delegado, a lei não estar sendo executada corretamente. “Como não há vagas, infelizmente, não conseguimos exercer o caráter pedagógico da pena”, explicou Gomes.

Estado

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) esclareceu que cada região do Estado conta com um Centro Socioeducativo. No caso de São Francisco, a unidade responsável é a Nossa Senhora Aparecida que fica na cidade de Montes Claros, que apresenta capacidade de 80 vagas.

Em Minas, há uma superlotação de 32% da capacidade. Números disponibilizados pela Seds apontam que, atualmente, 1.931 adolescentes infratores cumprindo medida de restrição de liberdade em Minas Gerais, sendo 1.890 meninos e 41 meninas.

O total de vagas oferecidas é de 1.458, conforme dados da Secretaria de Estado de Defesa Social.

Ao todo, são 35 unidades sob a jurisdição da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase). Desses, 24 são centros socioeducativos e 10 casas de semiliberdade e um Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA-BH).

(Fonte: O Tempo / Repórter: Camila Kifer)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui