Coronel Fabriciano decreta situação de emergência por causa de infestação do Aedes Aegypti

0

Mais um município mineiro decretou situação de emergência por causa do alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti – agente transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Depois de Belo Horizonte, Cláudio e Ubá, nesta quarta-feira (13/01/2016) foi a vez da prefeitura de Coronel Fabriciano, na região do Vale do Aço, determinar a circunstância emergencial.

Na última terça-feira (12) agentes de endemias e agentes comunitários de saúde receberam treinamento da prefeitura de Coronel Fabriciano para formarem uma força tarefa com cerca de 150 profissionais no combate contra o Aedes aegypti. A expectativa é de que mais de 43 mil casas sejam visitadas em todo o município.

No próximo sábado (16), a prefeitura realizará um mutirão nos bairros Santa Cruz e Sílvio Pereira 2, de 8h às 13h. Um caminhão passará na porta das residências para recolher materiais que acumulam água como pneus, garrafas, latas, bacias, baldes e vasos de planta velhos ou que não estejam em uso.

Minas Gerais já registrou, em apenas 11 dias, 1.604 casos prováveis de dengue, segundo um boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Em relação à febre chikungunya, 16 casos foram notificados neste ano: quatro desses já foram descartados e 12 seguem em investigação. Ainda não existem casos autóctones – com transmissão dentro do estado – confirmados da doença em Minas. Já em relação ao zika vírus, dos 46 casos notificados em 2015, 38 seguem sob investigação; oito já foram descartados. O estado não possui casos confirmados até o momento.

Sede do Poder Executivo do município de Coronel Fabriciano – Foto: Divulgação

(Via O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui