O Ministério Público Federal (MPF) conseguiu na Justiça uma liminar que obriga a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) a manter 60% dos profissionais em atendimento nas agências da Gerência da Previdência Social em Montes Claros, Norte de Minas.
A decisão da 1ª Vara Federal em Montes Claros determina que este percentual fosse obedecido a partir desta terça-feira (29/12), mas os médicos não retornaram aos atendimentos. Ainda de acordo com a liminar, a Associação Nacional dos Médicos Peritos pode ser multada em R$ 10 mil por dia em caso de descumprimento da decisão.
De acordo com o MPF, os médicos peritos estão em greve desde o mês de setembro. O movimento, inicialmente, iria manter 30% dos profissionais em atendimento, porém, o MPF afirma que, dos 28 médicos peritos, apenas um permanece em atendimento.
Ao todo, a Gerência Regional do INSS em Montes Claros abrange 16 agências no Norte de Minas. “Dados fornecidos pela própria Previdência demonstram que existem atualmente 6.120 requerimentos de perícia médica pendentes de realização há mais de 30 dias nas diversas agências, muitas delas com mais de quatro remarcações”, diz o MPF.
Em nota, o INSS afirmou reconhecer “todas as dificuldades impostas à população e espera que as negociações entre o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e os servidores da carreira de Perito Médico Previdenciário sejam concluídas com brevidade para a pronta retomada dos serviços”.
(Fonte: Inter TV Grande Minas / G1)