Projeto do Samu beneficia comunidade escolar em Montes Claros

0

Mais de 800 adolescentes da Escola Municipal Jason Caetano II, do bairro Santo Antônio, participam das atividades educativas e culturais do projeto.

Nesta sexta-feira, 11/12, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (Samu Macro Norte) realiza o projeto Samu na Escola, que tem como objetivo desenvolver atividades educativas que incorporem a responsabilidade social, beneficiando não só os estudantes, mas toda a comunidade escolar.

O projeto Samu na Escola já faz parte do calendário de atividades do serviço e, nesta sexta-feira será realizado na Escola Municipal Jason Caetano II, localizada no bairro Santo Antônio, de 7h às 11h30, envolvendo 853 estudantes, de 12 a 15 anos de idade.

Os alunos do Jason Caetano convivem em um ambiente de grande vulnerabilidade social, e a ação promovida pelo Samu Macro Norte propõe, de forma sutil e lúdica, oferecer informações que os auxiliem na promoção da saúde e do bem-estar, na compreensão de seu papel social, autonomia e maturidade, e na sua capacidade de resistência às pressões do meio social em que estão inseridos.

PROGRAMAÇÃO

De 7h às 9h30, os alunos serão divididos em 15 turmas, que assistirão, simultaneamente, a palestras abordando temas como gravidez na adolescência e métodos contraceptivos; os efeitos de entorpecentes no organismo; Estatuto da Criança e do Adolescente; prevenção de acidentes; primeiros socorros; noções de trânsito; atividades de relacionamento interpessoal; entre outros.

Cada turma receberá três palestrantes que apresentará um tema diferente, em rodízio. Além dos socorristas do Samu, o ciclo de palestra contará com a participação dos militares da Patrulha Escolar da policia Militar que realizam o projeto na escola, de agentes da MCTrans, do Conselho Municipal Antidrogas (Comad) e do Corpo de Bombeiros.

De 9h30 às 11h20, os alunos irão para o ginásio da escola, onde serão realizadas atividades educativas, show ao vivo apresentado por músicos do próprio Samu; aula de zumba ministrada por socorristas do Samu formados em Educação Física.

Ainda no ginásio, os profissionais do PSF do bairro irão aferir pressão e realizar o teste de glicemia.

Ao final da programação, será servido um lanche aos alunos, que também receberão brindes, doados por parceiros da ação. (Jerúsia Arruda)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui