Com o objetivo de minimizar os efeitos provocados pelas chuvas sobre o sistema elétrico, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig investiu cerca de R$ 60 milhões na melhoria e manutenção da rede de distribuição e no atendimento aos consumidores do Leste do Estado.
Para reduzir o impacto das chuvas de verão no sistema elétrico da região, a Cemig aumentou a disponibilidade de energia, construiu e reformou subestações, linhas e redes, instalou novos equipamentos automatizados e fez manutenção preventiva.
Segundo o Líder de Negócio da Cemig, Claudemiro Dantas Cunha, o intuito é reduzir o número de interrupções e restabelecer o fornecimento de energia no menor tempo possível, reduzindo os transtornos à população e às empresas, durante o período chuvoso.
Obras e manutenção
No Leste, a Cemig aumentou a potência instalada em 65 MVA e construiu 71,67 quilômetros de linhas novas o que permitirá o atendimento a novos consumidores e o aumento da flexibilidade operativa em situações de emergências.
Para evitar interrupções, a Empresa podou aproximadamente 45 mil árvores em conflito com rede urbana.
Cemig no Leste
A Região Leste é composta por 213 municípios e mais de 1,3 milhões de clientes. Para abastecer todos esses consumidores, a Cemig conta um sistema elétrico robusto. A potência instalada 1313 MVA e a carga de 855 MVA garante o fornecimento de energia na região.
As linhas de distribuição de alta tensão somam 2753 mil km de extensão e 112 mil km de rede de distribuição. Atualmente, o sistema elétrico do Leste tem 61 subestações, cerca de 185 mil transformadores e mais de 1 milhão de postes.