O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) publicou, no Diário Oficial Minas Gerais de terça-feira (10/11), o resultado da licitação para contratação da empresa que vai fazer o projeto de engenharia da construção da ponte sobre o Rio São Francisco, na rodovia MG-402, trecho São Francisco-Pintópolis. A Enescil Engenharia, com sede em São Paulo, vai definir as condições construtivas para a ponte, com extensão de 900 metros, 13,8 metros de largura e acessos com 2,1 quilômetros.
O prazo de execução é de 240 dias consecutivos, contados da data de entrega da ordem de início. Ainda de acordo com o edital, este prazo de execução é passível de prorrogação. O valor total previsto para a etapa de projeto é de R$ 2,2 milhões. O montante para a execução da obra é estimado em pelo menos R$ 50 milhões, dependendo das condições da composição geológicas do rio, entre outros fatores.
Atualmente, é utilizado um sistema de balsas particulares para atravessar o rio São Francisco que cruza a rodovia. A travessia leva cerca de uma hora, interferindo principalmente na rotina da população dos municípios de Pintópolis, São Francisco e região, além de ser um transtorno na viagem caminhoneiros e demais motoristas.
Para o coordenador regional da 13ª coordenadoria do DER-MG em Brasília de Minas, Everaldo Rodrigues Pereira, comodidade e segurança são importantes benefícios para o norte-mineiro: “Há mais de 30 anos, esperamos pela ponte. Quando concluída, ela proporcionará melhores condições de mobilidade, escoamento de mercadorias e, ainda, economia. Vamos gastar menos de dez minutos para cruzar o trecho com maior segurança. E ainda vamos economizar, já que não teremos que pagar o transporte no rio” comenta.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Paulo Guedes, a construção da ponte sobre o Rio São Francisco tornou-se uma necessidade ainda maior devido às secas prolongadas. “No ano passado, a balsa teve de ser paralisada devido ao baixo nível do rio, comprometendo, inclusive, o abastecimento dos municípios”, relatou.
A ponte vai propiciar melhores condições de mobilidade, escoamento de mercadorias e, ainda, economia – Foto: Divulgação / DER-MG / Agência Minas
(Agência Minas)