Rejeitos de mineradora matam peixes do Rio Doce

10

A passagem da lama das barragens que se romperam no município de Mariana (MG) pela região Leste do Estado de Minas deixou um rastro de destruição e matou peixes do Rio Doce. Ainda não se sabe a dimensão do problema, mas a população encontrou centenas de peixes mortos após a passagem da onda de rejeitos. A Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) está registrando boletins de ocorrências que serão enviados para ao Ministério Público.

Por volta das 10h30 da manhã deste domingo, 8 de novembro, militares do destacamento de Naque compareceram ao Rio Doce, após a ponte do município, onde depararam com muitos peixes mortos. Segundo o Sargento Anacleto, a população foi orientada a não consumir os peixes, pois ainda não se sabe ao certo a causa da morte. Fotos registradas por internautas e publicadas em redes sociais mostram populares recolhendo os peixes.

No município de Rio Doce, um dos primeiros atingidos pelos rejeitos, o 2º grupo de Polícia Militar de Meio Ambiente, sediado em Ponte Nova, registrou ocorrências relatando os danos provocados. Conforme um dos registros, devido à existência dos pilares da ponte sobre a MGT-120, houve contenção de grande quantidade de lama, madeira e animais mortos (peixes, bovinos e suínos).

Em Caratinga, Bom Jesus do Galho, Santana do Paraíso, Governador Valadares e em outros municípios da região, a Polícia Ambiental acompanhou a passagem dos rejeitos, mas ainda não foram divulgadas informações sobre os danos provocados.

Ainda conforme a PMMA, a Samarco emitiu nota com informações sobre a composição do rejeito, dizendo que ele é composto, em sua maior parte, por sílica (areia) proveniente do beneficiamento do minério de ferro e não apresenta nenhum elemento químico que seja danoso à saúde. Os danos ambientais só poderão ser mensurados após investigações e estudos técnicos.

Vídeos

LUTO PELO RIO DOCEOs rejeitos liberados após o rompimento de barragens da mineradora Samarco em Mariana, na região Central de Minas Gerais, estão dizimando a fauna aquática do Rio Doce. Imagens registradas por volta das 8 horas da manhã desta terça-feira, 10 de novembro de 2015, pelo repórter Hércules Dias, mostram muito peixe morto ou tentando respirar fora da água contaminada. A mortandade dos peixes é provocada pela passagem da onda de lama composta por resíduos de mineração liberada pelas barragens da mineradora Samarco que se romperam na semana passada em Mariana (MG). Desde a cidade de Rio Doce até Governador Valadares, a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) registrou várias ocorrências relatando a morte de peixes. A orientação da PMMA é que a população não consuma os peixes, pois ainda não se sabe ao certo a causa da morte.Saiba mais em: https://aconteceunovale.com.br/portal/?tag=bento-rodrigues(Créditos das imagens: Hércules Dias)

Posted by Aconteceu no VALE on Terça, 10 de novembro de 2015


Mau cheiro e muito peixe morto no Rio Doce em GVImagens registradas por volta das 9 horas da manhã desta terça-feira, 10 de novembro de 2015, na Ponte da Ilha, em Governador Valadares, mostram a degradação ambiental provocada pela lama das barragens que se romperam em Mariana (MG).Segundo informações, populares estariam recolhendo os peixes que estão boiando na água. A orientação da Polícia Militar de Meio Ambiente é que a população não consuma os peixes, pois ainda não se sabe ao certo a causa da morte. Caso tenha contato com a água, a orientação é que você tome banho imediatamente e descarte as vestimentas. Saiba mais em: https://aconteceunovale.com.br/portal/?p=72377(Créditos das imagens: Aconteceu em GV)

Posted by Aconteceu no VALE on Terça, 10 de novembro de 2015


Fotos mostram peixes mortos após a passagem de rejeitos

10 COMENTÁRIOS

  1. como que esta lama nao e toxica levando em conta que todos sabem que para se fazer o beneficiamento do minerio e necessario alguns componentes quimicos …..a prova esta ai nesta quantidade de peixes mortos ….

  2. Acredito que a causa da morte dos peixes seja por anoxia ou por excesso de CO2 no sangue. Um grande volume de lama despejado no rio dessa forma provoca grandes quedas de oxigênio, além de que as pequenas partículas de argila se aderem às brânquias dos peixes, impedindo que realizem trocas gasosas, elevando os níveis de CO2 no sangue e consequentemente provocando sua morte. Peixes são muito sensíveis à qualquer variação nos parametros fisico/quimicos da agua. E esses produtos químicos utilizados podem acidificar ou alcalinizar a água, que já é suficiente para debilitar o peixe, que com excesso de CO2 no sangue ou baixa concentração de O2 na água, provoca sua morte em poucas horas ou minutos. Mas de qualquer forma evitaria seu consumo, pelo contato direto com a agua lama, e por não sabermos quais residuos estão presentes nela.

  3. Triste mesmo é saber que essa mineradora SAMARCO nao está arcando com responsabilidades por estes danos causados ao MEIO AMBIENTE e as vidas envolvidas nessa trajédia. Lucros altíssimos e na hora do problema as pessoas vivem de doações e voluntários. R I D I C U L O ! ! ! ! ONDE ESTÀ O MP???

  4. E o IBAMA?
    tem respostas para esta hecatombe?
    OMISSÃO TAMBÉM É CRIME!
    __A omissão de quem pode e não auxilia o povo, é comparável a um crime que se pratica contra a comunidade inteira”
    (Chico Xavier)
    Nossos sentimentos, querida cidade irmã MARIANA, MG, que o Anjo do Perdão e da Misericórdia te fortaleça.
    ERGUERÁS!

  5. Independente da presença ou não de componentes químicos, a própria turbidez e a saturação de rejeitos na água do rio, já se trata de um grave problema ambiental. Muitos peixes e todo o ecossistema do Rio Doce vai ficar comprometido por muito tempo, a natureza vai levar muitos anos para regenerar suas águas.
    O pior é que em Minas existem ainda muitas comunidades que estão situadas ao longo de eixos das calhas de barragens de mineradoras e o risco de nocas tragédias é iminente. As mineradoras já precisavam ter investido em processos mais modernos de tratamento e deposição de seus rejeitos, caso contrario temos várias “bombas relógio” armadas, prontas para explodir a qualquer momento, principalmente aqui em Minas.

  6. A justiça tem que bloquear as contas da empresa responsável samarco. Com o dinheiro dela usar em investimentos de limpeza .captação de água .indenizar famílias que terão que abandonar suas casas para tentarem sobreviver pois ali não tem nem água para tomar mais nem ecossistema .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui