CENIPA confirma que destroços encontrados no Rio Doce são de avião desaparecido há 4 anos

0

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) confirmou no fim da tarde desta quarta-feira (14/10/2015) que os destroços encontrados no leito do Rio Doce, em Governador Valadares, são mesmo da aeronave de matrícula PT-ITI, que desapareceu em 2011.

De acordo com o órgão, o avião realizou um pouso forçado no rio após sofrer uma pane seca durante o voo entre Nanuque e Governador Valadares no dia 24 de fevereiro daquele ano. O piloto saiu ileso, mas a aeronave submergiu completamente. O Corpo de Bombeiros chegou a fazer buscas na região na época, mas nunca conseguiu localizar a carcaça.

O avião foi descoberto ainda no fim da tarde de segunda-feira (12) por um homem que pescava próximo à ponte do bairro São Raimundo. A descoberta só teria sido possível graças ao baixo nível das águas.

Na manhã de terça-feira (13) o pescador acionou os bombeiros, que chegaram a fazer um mergulho e visualizaram a matrícula do avião, que era compatível com que desapareceu há quatro anos.

Após isso a Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada e enviou uma equipe do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III). “A investigação, que visa à prevenção de acidentes aeronáuticos, foi finalizada e formalizada por meio da emissão do Relatório Final”, afirma a nota divulgada pela FAB.

Nesta terça-feira, chegou a ser divulgado que a aeronave de matrícula PT-ITI já havia sido encontrada em 2012. A corporação esclareceu ainda que essa informação, que constava no Relatório Final o acidente até então, teria sido fornecida pelo proprietário do avião, que era o responsável pela remoção dos destroços.

Trecho do rio onde foram achadas as peças do avião (Foto: Régis Alves / EM)

(Fonte: O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui