Reservatório que abastece 70% de Montes Claros atinge o pior nível desde 1982

0

A barragem de Juramento, que compõe o sistema Verde Grande e que corresponde a 70% do abastecimento de água de Montes Claros (MG), atingiu 28% da sua capacidade nesta semana. É o pior índice desde 1982, ano do início da operação do reservatório, segundo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

O nível baixou de forma considerável e obrigou a Copasa a criar um sistema alternativo de bombeamento, já que a torre não consegue mais captar a água por gravidade, como sempre aconteceu. A Companhia também está “setorizando alguns bairros”, ou seja, está interrompendo o abastecimento em determinadas regiões da cidade em certos períodos do dia.

“Por causa do calor, alguns moradores estão exagerando no consumo de água. Por isso, foi preciso fazer a setorização”, explica o engenheiro de operação e produção da Copasa, Geraldo Agostinho. Mesmo com essa medida, de acordo com o engenheiro, 100% da população está sendo atendida.

Vazão no Sistema Morrinhos também cai

O Sistema Morrinhos, responsável pelos 30% restantes do abastecimento de água de Montes Claros, também registrou queda. O sistema é composto por quatro mananciais onde é feita a captação; em três deles a vazão caiu 25%, em média. Contudo, segundo a Copasa, o volume de água captada ainda não foi reduzido.

Falta de chuva

O baixo índice de chuvas na região Norte de Minas Gerais é a principal causa dessas quedas. De janeiro até agora, segundo o INMET, houve precipitação de 297 milímetros em Montes Claros, enquanto a média para o período é de 800 mm.

A previsão dos meteorologistas é que tenha apenas pancadas de chuva até dezembro. Somente a partir de janeiro de 2016 é que os índices de precipitação podem aumentar e ajudar a recuperar o nível do reservatório e a vazão dos mananciais. “Sem acréscimo de chuva, temos reserva suficiente para atender a população por mais seis meses”, afirma o engenheiro de operação e produção da Copasa.

Barragem de Juramento está com 28% da capacidade (Foto: Geraldo Humberto / Inter TV)

(Fonte: G1 Grande Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui