A comitiva do município de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, completou nesta sexta-feira, 25 de setembro, o 22º dia de romaria e chegaram à cidade de Aparecida, no interior do Estado de São Paulo. A Cavalgada da Fé foi iniciada no dia 4 de setembro e no total foram percorridos cerca de 1100 quilômetros.
Foram 22 dias enfrentando chuva, serras, trilhas e rodovias. Uma longa cavalgada movida pela fé. Ao longo do caminho os romeiros fizeram dezenas de amigos e conheceram lindas paisagens às margens do trajeto por onde passaram.
O último trecho da cavalgada foi entre Cachoeira Paulista e Aparecida, ambos no estado de São Paulo. Ao final da cavalgada, familiares, amigos se juntaram aos cavaleiros. Eles viajaram em excursões e veículos particulares para recepcionarem os romeiros no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Um trio de motociclistas, formado pelo Padre Darci, da Paróquia de Nossa Senhora da Graça, e os empresários Toni e Piteca, também se juntou aos cavaleiros. Eles saíram de Capelinha na manhã de ontem (24) e hoje pela manhã já estavam em São Paulo.
22º dia – Cachoeira Paulista a Aparecida
O último dia de cavalgada iniciou no município de Cachoeira Paulista e terminou a cerca de quatro quilômetros do Santuário Nacional de Aparecida. Os motociclistas Padre Darci, Toni e Piteca se juntaram aos cavaleiros. A missa de recepção da comitiva será celebrada às 9 horas da manhã deste sábado (26/09).
21º dia – Passa Quatro a Cachoeira Paulista
Neste dia o Padre Darci, da Paróquia de Nossa Senhora da Graça de Capelinha, e os empresários Toni e Piteca partiram de moto rumo a Aparecida. “Este é um gesto de amizade, companheirismo e solidariedade aos cavaleiros da Cavalgada da Fé”, disse o Padre Darci ao radialista Cleuber Luiz.
Cerca de 200 capelinhenses saíram em ônibus e veículos particulares de Capelinha. Eles estarão recebendo os cavaleiros no Santuário Nacional de Aparecida na manhã deste sábado (26/09). O dia também foi de festa para o aniversariante Padre Nereu Pacífico, integrante da comitiva.
20º dia – Itamonte a Passa Quatro
Os cavaleiros chegaram a Passa Quatro, o último município mineiro da romaria. A cidade fica na região do Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira, no extremo Sul do Estado de Minas.
19º dia – Alagoa a Itamonte
Os romeiros cavalgaram 30 quilômetros entre Alagoa e Itamonte.
18º dia – Carvalhos a Alagoa
Esta foi a jornada mais pesada. Os cavaleiros subiram a Serra da Mantiqueira e marcharam cerca de 58 quilômetros.
17º dia – Andrelândia a Carvalhos
Neste dia os cavaleiros ultrapassaram os 800 quilômetros percorridos. O domingo foi marcado pelas belas paisagens da região Sul de Minas Gerais.
16º dia – Santana do Garambéu a Andrelândia
Foram 35 quilômetros entre a Serra da Mantiqueira e os Campos das Vertentes. Os cavaleiros passaram ao lado do Rio Grande. Neste dia a comitiva aumentou com a chegada de Elvis Mourão, do seu filho Wallace e do Paulinho de Itamarandiba.
15º dia – Ibertioga a Santana do Garambéu
A noite anterior foi de orações e confraternização em Ibertioga, contando com a presença do prefeito municipal, guias e novos amigos. Pela manhã os romeiros partiram rumo a Santana do Garambéu, passando por Santa Clara.
14º dia – Barroso a Ibertioga
Ainda estava escuro quando os cavaleiros partiram de Barroso rumo a Ibertioga. Foram cerca de 40 quilômetros e durante o trajeto se divertiram montando em um boi na comunidade de Padre Brito. Os romeiros também passaram pela Comunidade de Ponto Chique, onde pararam para um breve descanso, com direito a moda de viola e tira gosto na venda do Senhor Eládio.
13º dia – Carandaí a Barroso
Depois da oração da manhã, os cavaleiros seguiram viagem de Carandaí para Barroso. Foram 50 quilômetros de cavalgada, passando por Ressaquinha, onde os romeiros visitaram a histórica Igreja de Nossa Senhora da Glória e contemplaram algumas obras do Mestre Aleijadinho.
12º dia – de Congonhas a Carandaí
Foram cerca de 70 quilômetros cavalgados em aproximadamente 12 horas. A comitiva passou por Alto do Maranhão, Conselheiro Lafaiete e Cristiano Otoni.
LEIA MAIS [+]:
– Cavaleiros capelinhenses já passaram pela capital de Minas Gerais na época da corrida do ouro
– Comitiva de Capelinha completa oitavo dia de romaria com 433 quilômetros percorridos
– Cavaleiros de Capelinha já estão na região da Serra do Cipó
– Cavaleiros de Capelinha completam terceiro dia de romaria com quase 150 quilômetros percorridos
– Capelinhenses completam primeira etapa da “Cavalgada da Fé”
– Cavaleiros de Capelinha partem em direção a Aparecida do Norte
– Comitiva de Capelinha cavalgará 1100 quilômetros até Aparecida do Norte
(Fonte: Aconteceu no Vale / Cleuber Luiz)