Quarenta e quatro pessoas foram presas pela Polícia Militar, na tarde de sábado (19/09), em uma rinha de galo. O flagrante foi realizado em uma casa que fica numa propriedade rural no município de Galileia, a 71 quilômetros de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.
Ao menos 80 animais eram mantidos em cativeiro para a prática. Segundo a Polícia Militar (PM), uma denúncia anônima informou sobre a prática ilegal na Fazenda Urucum. No local, a PM confirmou a denúncia. Uma espécie de competição acontecia e reunia diversas pessoas em torno de três arenas montadas. Muitas fugiram ao perceberem a chegada da polícia.
Um médico veterinário que acompanhou a PM constatou que 16 dos 80 galos tinham vários ferimentos e sinais de maus tratos. Foram apreendidos vários materiais, como biqueiras e esporas, além de medicamentos. Também foram apreendidas munições na casa onde havia a rinha.
Todos os suspeitos foram encaminhados para a delegacia e liberados após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Eles devem responder pelo crime de maus-tratos. O dono da propriedade ficou como depositário fiel de todas as aves e se comprometeu a cuidar das aves. (G1 dos Vales)