Desfile cívico abre comemorações dos 144 anos de Araçuaí

0

Um espetáculo de cores e criatividade marcou o desfile cívico de abertura das comemorações dos 144 anos de emancipação de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, nessa sexta-feira (18/09).

A concentração teve início na Praça Rui Barbosa em frente ao antigo prédio da prefeitura que está fechado há 5 anos esperando reformas. Pelo menos 3 mil pessoas acompanharam o desfile que teve inicio por volta das 8 da manhã e durou 2 horas.

Este ano 25 escolas municipais, estaduais e particulares e 3 entidades formando 28 pelotões, participaram do evento que contou com as fanfarras das cidades de Jequitinhonha, Capelinha, Coronel Murta e Itinga.

Tema

Conviver é a arte de sentir, respeitar e compartilhar com o outro, somando valores e ideais. Com esta faixa a Escola Estadual Leopoldo Pereira resumiu o tema do desfile deste ano: “Viver e Conviver”.

O tema foi escolhido por um colegiado formado pelos diretores escolares. As escolas levaram para o desfile coreografias e performances ao longo da rua Dom Serafim, até à praça do Fórum onde foi instalado o palanque oficial.

Diversidade cultural e religiosa, respeito ao idoso, convivência no trânsito, violência doméstica, meio ambiente, adoção, segunda chance aos ex-detentos e respeito ao próximo foram abordados pelos pelotões.

O desfile foi aberto pelo bloco da Escola Estadual Dom José de Haas que completou 50 anos de fundação.

Muitos espectadores aproveitaram os camarotes da micareta para acompanhar o desfile dos pelotões.

As fanfarras promoveram no evento o brilhantismo e a marcialidade com marchas e dobrados, proporcionando emoção, alegria e descontração ao público , além da marcação do ritmo dos pelotões.

Festa

A comemoração dos 144 anos de Araçuaí prossegue com shows da micareta até domingo. A cidade era conhecida como Calhau, espécie de pedras lisas e arredondadas encontradas nos córregos e rios do município.

Em 1851 o Calhau foi desmembrado do município de Minas Novas e elevado à categoria de Vila. O nome foi alterado para Arassuahy e em seguida, virou Arassuai para finalmente Araçuaí, elevada à cidade em 21 de setembro de 1871.

Fotos

(Fotos: Sérgio Vasconcelos – Gazeta de Araçuaí / Fonte: Gazeta de Araçuaí)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui