O serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (Samu Macro Norte) promoveu, nesta quinta-feira, 10/09, uma reunião com médicos dos 86 municípios da macrorregião Norte de Minas para redefinição do protocolo de transferência inter-hospitalar de pacientes graves na região, através das unidades do Samu.
Na abertura da reunião, realizada de 8h às 17h, no complexo regulador macrorregional, em Montes Claros, a superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Patrícia Guimarães, explicou que toda a rede de atenção precisa ser revista, reajustada. “Depois de quase sete anos de implantação da rede de urgência e emergência, é natural que alguns processos precisem ser revistos e ajustados às novas demandas. E a adequação e fortalecimento dos protocolos é um passo importante para que os pontos se comuniquem com regras claras e bem definidas, justamente para melhorar os fluxos e reafirmar o papel de cada um na rede”, avalia.
Durante a reunião, o coordenador técnico do Samu, Enius Freire Versiani, está promovendo uma discussão de casos e, junto com os médicos participantes, buscando o alinhamento da comunicação entre a central de regulação do Samu e os hospitais, de forma a dar mais segurança ao processo de transferência. “Esse é um momento muito delicado e é importante que as regras do processo sejam bem definidas para evitar transtornos e até negativa de recebimento do paciente pelo hospital de destino”, explica o médico.
De acordo com o coordenador, o Samu realiza transferências de pacientes críticos estabilizados, de forma a não agravar seu estado de saúde e garantindo sua estabilidade e segurança. “Para que essa transferência aconteça de forma segura, é preciso que o hospital de destino esteja previamente avisado sobre a chegada do paciente para preparar a unidade e sua equipe para o acolhimento rápido e eficaz. Além disso, a legislação prevê que após receber o paciente, o hospital deve liberar a ambulância e a equipe do Samu, junto com seus equipamentos, que não poderão ficar retidos em nenhuma hipótese”, explica.
Giovane Fernandes Giovanoni, cirurgião geral de Brasília de Minas, diz que estabelecer um protocolo básico vai facilitar a articulação da rede de urgência e emergência. “O protocolo vai agilizar o atendimento em todas as instâncias de complexidade e representa mais segurança para o médico do município de origem e um importante avanço na assistência aos pacientes graves”, avalia.
A reunião encerrou às 17h, com uma agenda de trabalho para manter a discussão de casos, de modo que o protocolo seja completamente alinhado e possa ser submetido à avaliação da equipe técnica do da superintendência regional de Saúde de Montes Claros.
Samu reúne médicos do Norte de MG para alinhamento do protocolo de transferência inter-hospitalar de pacientes – Foto: Jerusia Arruda / Divulgação Samu Macro Norte
Samu reúne médicos do Norte de MG para alinhamento do protocolo de transferência inter-hospitalar de pacientes – Foto: Jerusia Arruda / Divulgação Samu Macro Norte