Com o objetivo de orientar a população sobre a doença congênita fibrose cística, enfatizando a importância do diagnóstico precoce feito por meio do teste do pezinho, a Secretaria Municipal de Saúde de Felisburgo, em parceria com a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, realizou no dia 4 de setembro, uma orientação na sala de espera da Unidade Básica de Saúde ‘Comunidade Vida Saudável’. O evento foi realizado para celebrar o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística, celebrado no dia 5 de setembro.
A Secretária Municipal de Saúde de Felisburgo, Alice Souza, realizou a abertura do evento e enfatizou a importância da prevenção para se ter qualidade de vida e saúde. A enfermeira, Sandra Pardinho, abordou o tema da fibrose cística, esclarecendo o que é a doença e apontando algumas de suas manifestações clínicas. Outro ponto ressaltado foi a importância do teste do pezinho para o diagnóstico precoce da doença que visa proteger a saúde da criança.
Na cidade de Jequitinhonha, as orientações sobre a fibrose cística ocorreram nas salas de espera das Unidades Básica de Saúde e no Centro de Referência Viva Vida. A população foi orientada sobre a importância da realização da triagem neonatal, fundamental para o diagnóstico da fibrose cística que é uma doença que compromete o funcionamento das glândulas exócrinas que produzem um muco mais espesso e de difícil eliminação. Ela afeta os aparelhos digestivo e respiratório e as glândulas sudoríparas. Com o diagnóstico precoce, inicia-se o tratamento e garante uma melhor qualidade de vida. “Foi muito válido estas orientações para informar e conscientizar a população, pois o diagnóstico precoce e tratamento adequado são essenciais na qualidade de vida destes pacientes”, disse a coordenadora de Imunização de Jequitinhonha, Cristiane Pereira.
Técnicos do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da GRS Pedra Azul afirmaram que as ações de conscientização que são realizadas pelos municípios estão voltadas à importância da realização do teste do pezinho no período adequado, cumprindo o papel de transmissores de informações para que a população saiba o quanto é importante o diagnóstico precoce de doenças que podem ser tratadas e controladas com diminuição de complicações.
População recebe orientação sobre a fibrose cística (Foto: SMS Jequitinhonha)
(Fonte: SES-MG)