Instrutores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (Samu Macro Norte) participaram de uma ação socioeducativa na escola estadual Beato José de Anchieta, na manhã dessa sexta-feira, 14/08, em Montes Claros. A ação foi realizada em parceria com a Polícia Militar e acadêmicos do curso de Enfermagem da Unimontes, além de agentes do Programa Saúde da Família do bairro.
Localizada no bairro Cristo Rei, a escola possui 300 alunos de 6 a 20 anos, matriculados no ensino fundamental e médio e, de acordo com a diretora Rosiane de Oliveira Félix, são, em sua maioria, crianças, jovens e adolescentes de famílias em vulnerabilidade social que requer atenção e cuidado. “Muitos desses alunos deixaram de ser frequentes pelo histórico de violência do bairro, alguns vêm de famílias fragmentadas, sem vínculo afetivo com os pais, e com muitas deficiências, especialmente em relação à prevenção à saúde”, explica a diretora.
Durante a ação, os instrutores do Samu realizaram oficinas de primeiros socorros e prevenção de acidentes, orientaram em relação aos prejuízos que os trotes causam tanto para a população quanto para o serviço, os cuidados para evitar acidentes domésticos, e os danos causados pelo uso de medicamentos sem orientação médica e de substâncias tóxicas.
Os acadêmicos da Unimontes, acompanhados de seus professores, fizeram uma avaliação primária de alguns alunos e aqueles em que foi identificada a necessidade de avaliação médica foram encaminhados aos agentes do PSF.
Uma segunda etapa da ação, de iniciativa da Polícia Militar, será realizada no mês de novembro, de forma que outro grupo de alunos possa ser avaliado. (Jerúsia Arruda)
Estudantes do bairro Cristo Rei recebem ação socioeducativa – Foto: Jerúsia Arruda/SAMU
Estudantes do bairro Cristo Rei recebem ação socioeducativa – Foto: Jerúsia Arruda/SAMU