Quem imaginaria que uma simples foto postada no Facebook poderia revelar uma descoberta científica? Pois foi isso que aconteceu quando o orquidófilo Ronaldo Vasconcelos divulgou, em 2012, a fotografia em sua rede social de uma planta durante visita a Serra do Padre Ângelo, em Conselheiro Pena, no Vale do Rio Doce. A imagem chegou ao conhecimento dos especialistas em plantas carnívoras Paulo Gonella, doutorando em Botânica pela Universidade de São Paulo (USP), e Fernando Rivadavia.
Em conjunto com especialistas dos Estados Unidos e Alemanha, eles descobriram que a simples planta se tratava de uma nova espécie de planta carnívora, popularmente conhecida como “orvalhinha”, e é a maior do tipo conhecida no continente americano, podendo atingir até um metro e meio de altura, com folhas de até 24 centímetros de comprimento, com pequenas substâncias pegajosas e reluzentes.
“O gênero Drosera, ao qual essa nova espécie pertence, é o maior grupo de plantas carnívoras, compreendendo cerca de 250 espécies distribuídas pelo mundo todo, mas principalmente em áreas tropicais da Austrália, África do Sul e Brasil”, afirma o Dr. Andreas Fleischmann do Jardim Botânico de Munique (Alemanha), um dos autores do trabalho. Devido ao tamanho, os pesquisadores a nomearam de ‘Drosera magnífica’.
As características diferenciadas da folhagem servem como uma armadilha para as presas, normalmente pequenos insetos voadores, que ficam presos no muco viscoso e pegajoso expelido e morrem sufocadas. Lentamente, são digeridos por enzimas secretadas pela planta.
Essa “dieta carnívora” garante uma fonte extra de nutrientes, como o nitrogênio e o fósforo, uma vez que essas plantas costumam habitar solos pobres em nutrientes.
A nova espécie foi publicada no renomado periódico internacional [Phytotaxa], incluindo uma detalhada descrição científica da planta e uma breve história da sua inusitada descoberta.
Paulo Gonella segura amostra da Drosera magnífica (Foto: Carlos Rohrbacher / Divulgação)
EXTINÇÃO
Mesmo descoberta recentemente, a espécie já corre risco de extinção. Encontrada em apenas uma montanha e rodeada de pequenas fazendas com criações de gato e plantações de café e eucalipto, a área foi praticamente desmatada e não tem proteção ambiental.
“Temos esperança de que a descoberta de uma espécie nova tão extraordinária chame a atenção para a necessidade de se preservar esse frágil ecossistema. Foi uma grande surpresa para todos nós descobrir que essa área foi tão pouco estudada por botânicos, podendo abrigar diversas novas espécies de plantas que ainda não foram descritas para a ciência”, relata o botânico Paulo Gonella, doutorando do Laboratório de Sistemática Vegetal da Universidade de São Paulo, que atualmente realiza seu doutorado sanduíche em Munique, na Alemanha. Outras montanhas próximas foram exploradas pelos cientistas, mas, até agora, nenhuma outra população dessa rara planta foi encontrada.
Errata: Inicialmente divulgamos que uma nova espécie de planta carnívora havia sido descoberta em uma montanha nas proximidades de Governador Valadares, mas na verdade a Drosera Magnífica foi encontrada na Serra do Padre Ângelo, no município de Conselheiro Pena, na região do Vale do Rio Doce.
Glândulas da planta soltam gotas de substância grudenta que aprisiona pequenos insetos, que morrem sufocados e são digeridos por enzimas (Foto: Paulo Gonella / Divulgação)
Planta carnívora Drosera magnífica descoberta na Serra do Padre Ângelo, em Conselheiro Pena, foi descrita como uma nova espécie do gênero das ‘orvalinhas’ (Foto: Paulo Gonella / Divulgação)
(Fonte: Instituto de Botânica da USP / Hoje em Dia – Foto: Divulgação)
Sou nascida e criada em Conselheiro Pena, MG. e sempre tive orgulho de ser uma Conselheirense Penense realmente nata, e agora mais orgulhosa e feliz com essa descoberta cientifica.
Sou da terra de grandes nomes nacionais e internacionais, tais como:
Familia Flor:
Germano,
Fio Maravilha,
Michila,
Dupamo,
Luiz (Lua)
Todos irmaos e conhecidos por jogarem o nosso futebol, nos melhores times brasileiros e estranjeiros tambem.
Nossos cantores e compositores:
Fernando Mendes,
Jose Wilson,
Fernando Augusto.
Poetas,
Artistas plasticos,
E tantos outros que no momento fogem de minha memoria.
Por favor vamos ajudar a divulgar as pessoas que ajudaram e ainda ajudam a escrever a historia de nossa cidade.
Eu moro em Boston,MA,USA, ha 31 anos e ja vi aqui no Musseu da Harvard Universidade, pedras preciosas catalogadas, vindas do nosso minicipio de Conselheiro Pena, de nossas antigas e famosas lavras, onde tantas pessoas se enriqueceram, e tiraram o sustento para as suas familias de nosso riquissimo solo.
Gilceia Oliveira Paes.
Parabéns, Gilceia! !!! Linda iniciativa! !!!! Parabéns mesmo!!!!
Querida Gilcéia,assim como vc ,tbm tenho orgulho dessa nossa terra,mas infelizmente ainda é pouco valorizada.Recentemente(julho) nossa Diminas Latícinios recebeu o prêmio de 3º melhor queijo prato do Brasil,concorrendo com grandes marcas e poucos sabem disso.