Morador de Guanhães precisa de doações de sangue com urgência

1

O guanhanense Lucimar Pimenta Amaral, de 50 anos, precisa de doações de sangue com urgência. Ele está internado na Santa Casa de Belo Horizonte e foi diagnosticado com suspeita de leucemia. Todos os tipos sanguíneos serão muito bem vindos.

Segundo familiares, os interessados poderão doar no hemocentro da Santa Casa, que fica na Avenida Francisco Sales, 1111, no Bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte, ou no posto de coleta mais próximo. Basta informar o nome de Lucimar ao atendente.

Lucimar Pimenta Amaral, de 50 anos, e a filha – Foto: Arquivo da família

Orientações sobre doação

O hábito de doar sangue requer responsabilidade, compromisso e, principalmente, solidariedade – qualidades que já nascem com a pessoa ou que podem ser cultivadas desde a infância e mesmo despertadas pelo exemplo alheio. Ou quando a necessidade bate à porta. O ato traz benefícios para todos: hospitais, pacientes, Hemominas e sociedade, além de dar mais segurança ao cidadão que, a qualquer momento, pode necessitar do procedimento transfusional. E quem não pode doar, também pode dar sua contribuição, conscientizando outras pessoas sobre a importância e necessidade desse grande gesto.

Quem pode doar?

Para doar sangue a pessoa tem que ter idade entre 18 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos e não ter sofrido hepatite ou doença de Chagas após os 10 anos. Pessoas a partir de 16 anos podem doar, desde que autorizados pelos pais ou responsáveis. O doador passa por uma avaliação para atestar suas boas condições de saúde.

O material usado na coleta de sangue é descartável e sem riscos de transmissão de doenças. Todo o procedimento dura, em média, 60 minutos, e é realizado por técnicos. O sangue colhido não faz falta ao doador e é reposto pelo próprio organismo em até 24 horas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui