Samu realiza de treinamento para profissionais de saúde da microrregião Salinas/Taiobeiras

0

O objetivo promover o alinhamento, integração e sinergia entre os diversos pontos da rede de assistência na região.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (SAMU Macro Norte) realiza, neste sábado e domingo, 27 e 28 de junho, um curso de atualização em urgência e emergência para os profissionais dos 16 municípios que compõem a microrregião de saúde Salinas/Taiobeiras.

O curso será realizado na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e na Fundação Hospitalar Santo Antônio, em Taiobeiras, de 8h às 17h, e contará com a participação de cerca de 200 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem, que atuam nos hospitais, na atenção primária e como socorristas do Samu na microrregião.

Ministrado pelos instrutores do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Macro Norte, o foco do curso é o atendimento e manutenção da vida do paciente grave. “O objetivo é estimular o trabalho integrado da Rede de Urgência do Norte de Minas pré e intra-hospitalar e desenvolver habilidades no atendimento ao paciente grave, com vistas a sua estabilização e recuperação”, explica Ubiratam Lopes Correia, coordenador do NEP.

Para o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência (Cisrun), Joaquim Neres Xavier Dias, responsável pela gestão do Samu na região, é importante promover o alinhamento dos protocolos e condutas dos socorristas do Samu com os profissionais que atendem nas portas de entrada do hospital, para que haja um nivelamento do serviço. “O treinamento dos socorristas do Samu é uma atividade permanente, mas é importante que todos os profissionais envolvidos em todas as etapas do atendimento estejam em sintonia, de forma a garantir uma assistência com eficiência, segurança e no menor tempo possível. Além disso, a troca de experiência em cursos como o deste fim de semana promove a integração e a sinergia entre os diversos pontos da rede de assistência”, avalia.

Durante as atividades teóricas e práticas serão abordados temas como regulação médica das urgências, critérios para transporte do paciente grave, estados de choque – insuficiência circulatória aguda, suporte básico e avançado de vida adulto e pediátrico, biomecânica do trauma, avaliação primária e secundária no trauma, acidente com múltiplas vítimas, abordagem ao paciente queimado, técnicas de imobilizações e contenção de hemorragias, interpretação de ECG e trombólise pré-hospitalar.

A próxima etapa do curso será realizada no mês de julho, para os profissionais da microrregião de Januária. (Jerúsia Arruda)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui