Após participação do governador, movimentos sociais, moradores e lideranças do governo se reuniram para tirar dúvidas e discutir o formato dos fóruns
O próximo encontro do Fórum Regional de Governo – Médio e Baixo Jequitinhonha já tem data para acontecer. Será em Almenara, no dia 15 de julho, dia em que serão definidos os representantes da sociedade civil, lideranças políticas e representantes do governo que integrarão o grupo de trabalho para definir as prioridades e projetos que serão desenvolvidos na região nos próximos quatro anos.
Na tarde desta quinta-feira (18/6), em Araçuaí, lideranças do Território Médio e Baixo Jequitinhonha participaram da chamada Assembleia Geral dos Fóruns, que contou com a presença de secretários de Estado e do coordenador do programa, Fernando Tadeu. Além de entenderem o funcionamento do projeto, eles também puderam tirar suas dúvidas e já indicaram alguns dos problemas enfrentados na região. O território é integrado por 31 municípios, distribuídos por cinco microterritórios: Almenara, Araçuaí, Itaobim, Padre Paraíso e Pedra Azul.
O apicultor Geilson Miranda, de Felisburgo, disse achar importante o governo conhecer os problemas da região e dar a oportunidade para que as comunidades possam falar. “Vai contribuir para evitar erros de prioridades, de construir coisas que não precisávamos”, afirmou. Já a integrante do Centro Comunitário Rural do Alagadiço em Coronel Murta, Alahete Maria Caldeira, contou que existem diversas questões a serem resolvidas na cidade e que necessitam ser debatidas junto ao governo estadual. “Problemas com a água, asfalto, mais investimentos em agricultura familiar”, pontuou.
Agora, cada um dos participantes e moradores dos 31 municípios do Médio e Baixo Jequitinhonha – incluindo os que não puderam comparecer ao encontro desta quinta-feira – preencherão formulários com sugestões de ações a serem desenvolvidas pela gestão do governador Fernando Pimentel. Elas serão divididas em eixos, como desenvolvimento produtivo, científico e tecnológico; infraestrutura e logística; saúde e proteção social; segurança pública e educação. Após isso, os pontos considerados prioritários serão incluídos no Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) e no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), para assim poderem ser executados pela atual gestão.
Representantes da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), que têm participado do processo de criação dos fóruns, informaram que serão eleitos representantes da sociedade civil organizada e não-organizada, prefeitos, vereadores, integrantes dos Legislativos estadual e federal, além de membros dos governos estadual e federal.
Até agosto serão instalados os Fóruns Regionais de Governo em todos os 17 territórios de Desenvolvimento. O primeiro ocorreu em Montes Claros, na semana passada. Araçuaí foi o segundo contemplado.
A agenda dos outros 15 Fóruns será disponibilizada no site www.forunsregionais.mg.gov.br. O usuário deverá informar o nome de sua cidade e assim ter acesso às informações sobre os grupos de trabalho de seu território. Outras informações poderão ser obtidas através do e-mail forunsregionais@governo.mg.gov.br.
A vereadora de Caraí gostaria de receber informações sobre a fase preparatória do Fórum, que será realizado
na cidade de ALMENARA, pois entendo que uma boa partcipação exige prévio conhecimento dos eixos
temáticos que serão debatidos.