Novo encontro do Médio e Baixo Jequitinhonha será em 15 de julho em Almenara

1

Após participação do governador, movimentos sociais, moradores e lideranças do governo se reuniram para tirar dúvidas e discutir o formato dos fóruns

O próximo encontro do Fórum Regional de Governo – Médio e Baixo Jequitinhonha já tem data para acontecer. Será em Almenara, no dia 15 de julho, dia em que serão definidos os representantes da sociedade civil, lideranças políticas e representantes do governo que integrarão o grupo de trabalho para definir as prioridades e projetos que serão desenvolvidos na região nos próximos quatro anos.

Na tarde desta quinta-feira (18/6), em Araçuaí, lideranças do Território Médio e Baixo Jequitinhonha participaram da chamada Assembleia Geral dos Fóruns, que contou com a presença de secretários de Estado e do coordenador do programa, Fernando Tadeu. Além de entenderem o funcionamento do projeto, eles também puderam tirar suas dúvidas e já indicaram alguns dos problemas enfrentados na região. O território é integrado por 31 municípios, distribuídos por cinco microterritórios: Almenara, Araçuaí, Itaobim, Padre Paraíso e Pedra Azul.

O apicultor Geilson Miranda, de Felisburgo, disse achar importante o governo conhecer os problemas da região e dar a oportunidade para que as comunidades possam falar. “Vai contribuir para evitar erros de prioridades, de construir coisas que não precisávamos”, afirmou. Já a integrante do Centro Comunitário Rural do Alagadiço em Coronel Murta, Alahete Maria Caldeira, contou que existem diversas questões a serem resolvidas na cidade e que necessitam ser debatidas junto ao governo estadual. “Problemas com a água, asfalto, mais investimentos em agricultura familiar”, pontuou.

Agora, cada um dos participantes e moradores dos 31 municípios do Médio e Baixo Jequitinhonha – incluindo os que não puderam comparecer ao encontro desta quinta-feira – preencherão formulários com sugestões de ações a serem desenvolvidas pela gestão do governador Fernando Pimentel. Elas serão divididas em eixos, como desenvolvimento produtivo, científico e tecnológico; infraestrutura e logística; saúde e proteção social; segurança pública e educação. Após isso, os pontos considerados prioritários serão incluídos no Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) e no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), para assim poderem ser executados pela atual gestão.

Representantes da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), que têm participado do processo de criação dos fóruns, informaram que serão eleitos representantes da sociedade civil organizada e não-organizada, prefeitos, vereadores, integrantes dos Legislativos estadual e federal, além de membros dos governos estadual e federal.

Até agosto serão instalados os Fóruns Regionais de Governo em todos os 17 territórios de Desenvolvimento. O primeiro ocorreu em Montes Claros, na semana passada. Araçuaí foi o segundo contemplado.

A agenda dos outros 15 Fóruns será disponibilizada no site www.forunsregionais.mg.gov.br. O usuário deverá informar o nome de sua cidade e assim ter acesso às informações sobre os grupos de trabalho de seu território. Outras informações poderão ser obtidas através do e-mail forunsregionais@governo.mg.gov.br.

1 COMENTÁRIO

  1. A vereadora de Caraí gostaria de receber informações sobre a fase preparatória do Fórum, que será realizado
    na cidade de ALMENARA, pois entendo que uma boa partcipação exige prévio conhecimento dos eixos
    temáticos que serão debatidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui