Área externa do Mercado Municipal de Capelinha receberá cobertura

0

Obra custará R$ 156.000,00 aos cofres públicos. Feira Livre do Mercado Municipal de Capelinha abastece os lares capelinhenses há mais de um século.

A área externa do Mercado Municipal de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, será 100% coberta. A licitação para a obra foi anunciada na tarde desta quarta-feira, 17 de junho. O investimento é de R$ 156 mil reais com recursos mistos oriundos dos cofres do Governo do Estado e da Prefeitura do município.

Outras obras

Além de realizar a cobertura do mercado municipal, a Prefeitura do Município iniciou desde o ano passado obras de reforma e melhorias do espaço com novo sistema de iluminação, construção de Box, reforma de banheiros e outras ações. Segundo informou a Secretaria de Municipal Agricultura, também serão realizadas obras de isolamento da área dos restaurantes e melhoria da fachada do prédio, com retirada de quiosques e construção de jardim.

História

O Mercado Municipal recebeu a denominação de Domingos Pimenta de Figueiredo pela lei número 937, sancionada em 1995 pelo ex-prefeito Pedro Vieira. O prédio do mercado municipal foi inaugurado em 1991, pelo então prefeito Edmar Pimenta.

Área externa do Mercado Municipal de Capelinha receberá cobertura – Foto: Divulgação / Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Capelinha

Feira Livre de Capelinha

De acordo com o Historiador José Carlos Machado, a Feira Livre do Mercado Municipal de Capelinha abastece os lares capelinhenses há mais de um século, suprindo-os com produtos básicos de alimentação: arroz, feijão, milho, legumes, frutas, farinha, rapadura, etc. “Essa mesma velha Feira Livre não perdeu a sua tradição e mesmo um certo charme”, disse José Carlos. No Mercado Municipal, pode-se adquirir uma enorme variedade de produtos que inclui, além dos gêneros triviais, artesanato em cerâmica, couro, madeira e taquara, fumo de rolo, a boa cachaça, carnes, linguiças, roupas, frangos caipiras, porcos, rádios e até brinquedos importados do Paraguai, bijuterias e um sem número de artigos e objetos. Também lá estão os bares e restaurantes populares, onde se pode provar a culinária local. A reforma do Mercado garantirá a preservação de seu valor patrimonial cultural e turístico do município e região.

(Fonte: Ascom da Prefeitura de Capelinha)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui