Projeto de Revitalização no Norte de Minas garante maior oferta de água na região

0

Ação nas Sub-Bacias Hidrográficas do Rio tem impacto nos municípios de Guaraciama, Mirabela e Verdelândia os produtores rurais já comemoram os resultados

Melhorar a oferta de água e conservação dos solos. É esse o objetivo do Projeto de Revitalização de Sub-Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco. No Norte de Minas, nos municípios de Guaraciama, Mirabela e Verdelândia os produtores rurais já comemoram os resultados.

Produtores rurais do Norte de Minas já comemoram os resultados – Foto: Divulgação/Ruralminas

Em Guaraciama, onde foram construídas 500 bacias de captação de água de enxurradas, 30 Km de terraços, 6 proteções de nascentes e o cercamento de 20 Km de matas ciliares, o produtor rural, Irineu José Cardoso, comemora o aumento de umidade no terreno e a melhoria na pastagem “Antes dos terraços e das bacias a água da chuva escorria e não dava tempo para infiltrar no solo. Agora a água fica toda dentro do terreno e melhorou muito a qualidade da terra”, afirma.

Em Mirabela, o produtor rural, Luciano Rabelo Veloso, destaca o abastecimento do lençol freático e, por consequência, dos poços artesianos. “Na minha propriedade tem um rio pequeno que era assoreado constantemente. Com a construção das bacias e dos terraços hoje não chega quase nada de terra dentro do rio. Acredito que esse trabalho precisa de continuidade para manter mais água no solo”, destaca.

No município de Mirabela foram construídas 200 bacias de captação de água de enxurradas, 15 Km de terraços, 6 Km de readequação de estravas vicinais com enfoque ambiental e o cercamento de 10 nascentes.

O produtor Pedro Trindade Moura, de Verdelândia, reconhece a importância do trabalho realizado e pede a continuidade do projeto na região. “A seca continua brava. Precisamos de mais investimentos. Eu perdi 80 % do meu pasto por causa da seca”, relata. Em Verdelândia foram construídos 200 bacias de captação de água de enxurrada, 15 Km de terraços, 6 Km de estradas vicinais com enfoque ambiental e 10 Km de cercamento de matas ciliares.

Para o extensionista da Emater, em Verdelândia, Edson Soares, esse trabalho significa a garantia de água para os produtores da região que sofrem com a seca. “O objetivo é evitar o assoreamentos dos córregos e elevar o lençol freático, segurando a água dentro das propriedades”, conta.

De acordo com o gerente de estudos e projetos da Ruralminas, Paulo Fonseca Reis, o projeto garante uma série de melhorias. “Muitos benefícios são constatados na execução desse projeto, como por exemplo, aumento da produção das áreas revitalizadas, melhoria das pastagens, aumento da umidade no solo, preservação de nascentes e leitos d’água, garantia de trafegabilidade através de estradas vicinais, diminuição do êxodo rural, entre outros”, garante.

O Projeto de Revitalização de Sub-Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco abrange 178 municípios e totaliza 1.123 proteções de nascentes, 358 Km proteção de matas de topo e ciliares, 53.784 bacias de captação de água de enxurrada, 3.450 Km terraços e 467 Km de adequação de estradas.

Esse trabalho é realizado através de convênio firmado entre a Ruralminas e Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e parceria de trabalho com a Emater-MG. (Agência Minas)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui