Vice cônsul dos EUA discute emigração em Governador Valadares

0

O vice-cônsul dos Estados Unidos no Brasil, Mark Neighbors e a assistente consular, Cynthia Hutchinson, estiveram nessa quinta-feira (21/05) em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. O objetivo da visita foi dar sequência a um trabalho que o Consulado vem realizando para estreitar o relacionamento com a comunidade valadarense e as de outras cidades da região. Os dois foram recebidos pelos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Edmilson Soares, e de Governo, Ranger Belizário.

Em reunião realizada na Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico – SMDE, os representantes do Consulado Americano apresentaram a proposta de desenvolver uma parceria com a Prefeitura para a divulgação de informações sobre o processo legal para os valadarenses obterem o visto de viagem aos Estados Unidos.

O consulado pretende distribuir material impresso informando todos os passos que a pessoa precisa seguir para conseguir o visto. “Além disso, existe a proposta de se realizar palestras com a presença de representantes do consulado, do Ministério das Relações Exteriores, de pesquisadores e de outras autoridades envolvidas no assunto.”, explicou.

Os esclarecimentos, segundo Cynthia, tem por objetivo evitar que a pessoa perca tempo e dinheiro utilizando as “facilidades” que muitos intermediários oferecem, mas que na realidade são ações criminosas que praticam falsificando documentos que podem trazer muitas dores de cabeça a quem as utilizam e também que acabam com o sonho de quem realmente quer visitar e conhecer os EUA.

Esse trabalho será realizado através do Programa Emigrante Cidadão – PEC, que é vinculado à SMDE, que, segundo o seu responsável, Raimundo Santana, está sendo reestruturado para acompanhar o todo o processo emigratório na cidade.

Entre outras funções que ambos exercem no consulado, Mark e Cynthia são encarregados de fazer a avaliação dos agendamentos de pedidos de vistos. E foi a observação do aumento crescente das tentativas de fraudes, descobertas recentemente nos formulários virtuais, que provocou a visita deles as algumas cidades da região para tentar reverter essa situação.

“Viemos conhecer algumas cidades próximas de Governador Valadares de onde se originam as maiores tentativas de fraudes no nosso sistema de concessão de vistos. Nosso trabalho é o de estreitar o relacionamento com as pessoas dessas cidades para que elas possam ser esclarecidas sobre como agir corretamente na hora de decidir nos procurar para solicitar o visto”, afirmou Cynthia.

Ela acrescentou que é preciso acabar com o mito de que os solicitantes de Governador Valadares e região têm mais dificuldades em conseguir o visto. “Trabalhamos hoje com uma margem de 93% de aprovação dos pedidos. Esse índice estava maior há pouco tempo chegando à margem de 96%, mas como aumentaram as tentativas de fraudes, nós tivemos que ficar mais rigorosos nas avaliações. Mesmo assim o índice de concessão é alto de forma que as pessoas devem usar informações verdadeiras porque assim elas terão mais chances de terem êxito nos seus pedidos”, afirmou Cynthia.

Além da reunião na Prefeitura, Cynthia e Mark se encontraram com a pesquisadora da Univale, Sueli Siqueira e com representantes da diretoria da Unipac. (Ascom Prefeitura de Governador Valadares)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui