Morre o arcebispo emérito de Montes Claros, Dom Geraldo Majela de Castro

0

Falecimento foi nesta manhã por complicações da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Dom Geraldo Majela de Castro tinha 84 anos.

Faleceu na manhã desta quinta-feira (14), às 6h10, o bispo emérito de Montes Claros, no Norte de Minas, dom Geraldo Majela de Castro, aos 84 anos, em decorrência de complicações da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Dom Geraldo permaneceu internado como paciente morador na Santa Casa de Montes Claros durante dois anos e oito meses.

Dom Geraldo Majela de Castro tinha 84 anos – Foto: Reprodução / Redes Sociais

O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz (PRB), decretou nesta quinta luto oficial de três dias em função do falecimento do bispo emérito. No entanto, os serviços do município funcionam normalmente nesta quinta, na sexta (15) e no sábado (16).

Por meio de nota, o prefeito afirmou que o falecimento de dom Geraldo Majela de Castro representa uma perda irreparável para a sociedade, gerando grande consternação. A administração pública encerra a nota afirmando ter grande gratidão e respeito pelo religioso.

Filho de Eunápio Raymundo de Castro e Ana Batista de Castro, dom Geraldo Majela de Castro nasceu em Montes Claros, em 24 de junho de 1930, sendo o primeiro de uma família de nove filhos. Ainda na infância, foi manifestada a vocação para o sacerdócio, com a missão de servir a Deus e aos irmãos.

Em 1942, aos 11 anos, ingressou no Seminário, em Pirapora do Bom Jesus, São Paulo, onde permaneceu até o ano de 1947. No início do ano seguinte ingressou no Noviciado da Ordem Premonstratense para estudar filosofia e teologia. Em dezembro de 1953, foi nomeado Padre em Montes Claros pelo bispo dom Luis Victor Sartori. Durante 17 anos trabalhou na Escola Apostólica São Norberto. Após esse tempo, foi pároco em Bocaiuva por 12 anos até ser ordenado bispo de Montes Claros, em 8 de setembro de 1982.

No dia 29 de junho de 2001, dom Geraldo Majela foi nomeado pelo papa João Paulo II primeiro Arcebispo Metropolitano da Província Eclesiástica de Montes Claros, a 39ª do país, que elevou a Diocese de Montes Claros à condição de Arquidiocese ou Sede Metropolitana. Teve como antecessores dom João Antônio Pimenta (primeiro Bispo), dom Aristides Porto, dom Antônio Morais, dom Luiz Victor Sartori e dom José Alves Trindade. Durante oito anos, dom Geraldo foi arcebispo Eemérito de Montes Claros.

Dom Geraldo e a Santa Casa de Montes Claros

Em 1988, tornou-se responsável pela Irmandade Nossa Senhora das Mercês, onde permaneceu até abril de 2007. Durante a atuação à frente da Irmandade, dom Geraldo nomeou capelães, apoiou o trabalho das Irmãs para que a Santa Casa cumprisse a missão de atender os mais carentes e para que o serviço continuasse cada vez mais qualificado, com acolhimento humanizado aos pacientes, além dos trabalhos de condução espiritual do maior hospital da região.

Devido a dificuldades econômicas vividas pelo país e, consequentemente, pela instituição, dom Geraldo nomeou nova Provedoria e Superintendência, que trouxeram profissionalismo e experiência à gestão hospitalar, fazendo crescer e desenvolver ainda mais a Santa Casa. Ele sempre atuou em defesa do hospital e da população regional, com grande representatividade junto aos governos estadual e federal, ao buscar recursos financeiros e apoio para a gestão, em relação à qualificação e modernização.

De acordo com ele, todas essas ações sempre foram possíveis devido ao apoio e trabalho incansável das Irmãs da Congregação do Sagrado Coração de Maria, a exemplo de Irmã Beata, Irmã Malvina, Irmã Taís, Irmã Irene, Irmã Veerle e Irmã Chantall, que sempre lutaram em defesa dos pobres, cumprindo o verdadeiro sentido da filantropia.

Ele manifestou toda a sua admiração e respeito pelo hospital, ao declarar que “a Santa Casa significa uma grande instituição, criada na Igreja pela Irmandade Nossa Senhora das Mercês, que se desenvolveu, tomando grandes proporções, ao longo do tempo, com a ajuda de todos os provedores e diretores que por ela passaram. Representa ainda uma entidade de extrema confiança para o SUS, de grande valor para a população de Montes Claros e região, sobretudo a mais carente, que nela encontra o alento para os seus sofrimentos”, acrescenta.

A atuação de dom Geraldo na Santa Casa sempre foi pautada pelo profissionalismo, simplicidade, serenidade, pureza de coração e ações pautadas pela sustentação e equilíbrio, sempre, com plena sabedoria, trabalhando em prol do desenvolvimento da instituição e da garantia da qualidade da assistência para os que mais precisam. Ele foi homenageado pela instituição em diversos momentos: na inauguração do Pavilhão Dom Geraldo Majela de Castro, em 21 de dezembro de 1994, com o Troféu Irmã Beata, Comenda Amigos da Santa Casa, Troféu Família Santa Casa, Torneio de Futebol Society Dom Geraldo Majela de Castro e com foto oficial na Galeria de Bispos, localizada na Sala da Provedoria.

Velório e sepultamento

Dia 14/05

– 12h30: Seminário Premonstratense (Priorado), Rua Lírio Brant, 619, bairro Melo
– 17h00: Velório na Igreja Matriz
– 23h00: Velório na Catedral Metropolitana

Dia 15/05

– 9h00: Missa de Corpo Presente e, em seguida, sepultamento (Catedral Metropolitana)

(Fonte: Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Montes Claros / O Tempo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui