O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (Samu Macro Norte) realiza, na terça e quarta-feira, uma programação especial em homenagem aos profissionais da enfermagem, que comemoram o Dia da Enfermagem nesta terça-feira, 12/05.
Na manhã desta terça-feira foi realizada uma celebração em ação de graças aos socorristas, pelo Monsenhor Antônio Alencar Monteiro, na sede operativa do Samu, em Montes Claros. Na homilia, o monsenhor ressaltou a importância do trabalho dos socorristas pelo bem-estar, humanização e qualidade de vida das pessoas, nos momentos em que mais necessitam. “Passei por problemas de saúde recentemente e confesso que me sinto melhor só com a chegada do Samu. De modo especial, quem trabalha no Samu trabalha pelo outro, e se não tiver o sorriso, a amizade, a humanização, dificilmente será possível promover saúde. Nesses anos tenho acompanhado de perto a evolução da saúde na região e posso dizer que o Samu promoveu um salto no acesso ao atendimento, o que torna a comemoração desta data ainda mais especial”, ressalta.
Samu homenageia socorristas no Dia da Enfermagem – Foto: Jerúsia Arruda / Divulgação Samu
O Samu Macro Norte possui 326 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, representando cerca de 50% dos recursos humanos do serviço. “O trabalho da enfermagem é o cuidado e a atuação desses profissionais como socorristas tem muito de amor ao próximo, de dedicação e comprometimento. Ao comemorarmos essa data, nosso pedido a Deus é por sabedoria para que nossas equipes continuem cumprindo sua missão de salvar vidas, e agradecermos a todos cada pela contribuição pessoal para que o nosso Samu seja referência e excelência”, agradece Patrícia Guimarães, diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), órgão responsável pela gestão do serviço na região.
O enfermeiro Pablo Soares Dias, que trabalha no Samu Macro Norte há dois anos, diz que encontra no atendimento pré-hospitalar maior realização profissional. “Sempre trabalhei no hospital, onde a atuação do enfermeiro é mais gestora, que também é importante, mas no Samu tenho a oportunidade de atuar na assistência de forma mais efetiva, inclusive cuidando de pacientes graves, em situações críticas. Sem dúvida, é onde me sinto mais realizado no cumprimento do meu papel”, observa.
A técnica em enfermagem Marly patrícia Mota, que trabalha no Samu há seis anos, diz que como Socorrista é possível dar mais de si mesma no atendimento a quem precisa. “O primeiro cuidado no atendimento pré-hospitalar é mais intenso e faz toda diferença na sobrevida e recuperação do paciente. É um trabalho relevante, necessário e extremamente humano”, avalia.
A programação da manhã desta terça-feira encerrou com uma ginástica dançante ministrada pela enfermeira Kivia, da Unimed, café da manhã e sorteio de brindes.
Samu homenageia socorristas no Dia da Enfermagem – Foto: Jerúsia Arruda / Divulgação Samu
PROGRAMAÇÃO
As comemorações continuam na noite desta terça-feira, às 19h, com palestra da fisioterapeuta Pabliane Ramos, que fala sobre “Ergonomia no trabalho”, e, seguida, palestra da Capitã PM Renata / Corpaer, que fala sobre os “Cuidados no embarque e desembarque de aeronaves”.
Na quarta-feira, 13/05, às 8h, será realizada uma celebração em ação de graças pelo Pastor Márcio Aurélio José de Souza, seguida de uma ginástica dançante ministrada pela enfermeira Kivia, da Unimed.
Às 19h, o professor Antônio Alvimar faz palestra sobre “Ética e relações sociais” e, em seguida, a Capitã PM Renata volta a falar sobre os “Cuidados no embarque e desembarque de aeronaves”.
Toda a programação acontece na sede operativa do Samu, em Montes Claros. (Jerúsia Arruda)