Uma operação deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em Ipatinga, no Vale do Aço, terminou, nesta terça-feira, 24 de março, com um total de 40 pessoas presas.
Intitulada Dourado, a operação teve por objetivo desarticular uma organização de tráfico de drogas e contou com o apoio das Polícias Civil e Militar.
As prisões foram efetuadas nos municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Caratinga e Tarumirim ao longo de todo o trabalho, que teve início em novembro do ano passado. Somente nesta terça-feira, 22 pessoas foram detidas.
O balanço da ação revela, ainda, que foram apreendidos, nos quatro meses de atuação do Gaeco, R$ 31 mil em dinheiro, sete armas de fogo, 6 kg de drogas (maconha, cocaína e crack), 40 aparelhos celulares, 11 veículos, 64 munições de calibres diversos, quatro rádios comunicadores e duas balanças de precisão.
Veículos e dinheiro foram apreendidos também nos estados de Mato Grosso e São Paulo.
Conforme o coordenador do Gaeco em Ipatinga, promotor de Justiça Bruno Schiavo, a operação Dourado inaugurou as atividades do grupo, criado na região em outubro do ano passado. Além de Bruno Schiavo, compõem o Gaeco Ipatinga os promotores Francisco Ângelo Silva Assis e Juliana da Silva Pinto.
(Parte do material apreendido – Fonte/Foto: Ministério Público de Minas Gerais)