Policial Militar de Itaobim e entidade de Coronel Murta são destaques do Caldeirão do Huck

1

Comunidade Terapêutica Sementes de Paz e o Cabo Abraão Júnior cuidam da recuperação de dependentes químicos no Vale do Jequitinhonha.

Com o avanço do consumo de drogas em todo o país é cada vez mais raro encontrar vaga em locais que tratam dependentes químicos. Seja em um hospital de referência ou em comunidades terapêuticas, a busca por tratamento é intensa. Na contra-mão dessa realidade, uma instituição localizada na zona rural de Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha, e o trabalho de um policial militar, na mesma região, acabaram chamando a atenção do apresentador Luciano Huck, da TV Globo.

O Policial Militar Abrão Júnior vai participar do quadro Agora ou Nunca – Foto: Divulgação

A luta do policial e da instituição, na recuperação de dependentes químicos, será tema do quadro “Agora ou Nunca”, do Caldeirão do Huck que vai ao ar na tarde do próximo sábado (28). O Policial enviou uma carta para o programa e vai participar do quadro, onde terá que mostrar a sua habilidade para vencer inúmeras provas de diferentes graus de dificuldades.

Caso tenha êxito e vença todos os desafios, ele levará para casa um cheque de R$ 30 mil, que pretende doar à Comunidade Terapêutica Sementes de Paz, localizada em Coronel Murta. Equipes de Produção do programa estiveram em Coronel Murta e Itaobim para gravar imagens e depoimentos.

Pastor Joel (de chapéu) fundador da Comunidade Sementes de Paz – Foto: Gazeta de Araçuaí

Sem ajuda financeira, o pastor Joel Pereira dos Santos, 50 anos, plantou há dois anos a semente da Comunidade Terapêutica para tratar dependentes químicos em Coronel Murta. Ele fez uma aliança com o Cabo Abrão Júnior, militar que atua no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) e em projetos sociais na área da 26ª Companhia da Polícia Militar em Itaobim.

Desta parceria, nasceu a Comunidade Sementes de Paz, que foi instalada em um prédio construído em 2000 para abrigar uma escola que nunca funcionou. Em 2013, com aprovação da Câmara, a prefeitura de Coronel Murta, através de um contrato de comodato, cedeu o imóvel, que fica na Comunidade Terra Vermelha a 20 km do centro da cidade, para o pastor executar a obra.

Com capacidade para atender até 80 pessoas, atualmente a Sementes de Paz abriga 14 residentes. Um deles é o motorista Natim Reis Viana, 38 anos, natural de Itaobim e que está na Comunidade há 7 meses. “Cheguei aqui pesando 60 quilos e muito debilitado. Hoje estou com 80 quilos e recuperado. Perdi tudo que tinha: família, emprego, amigos. No caminho que eu estava andando, eu hoje não estaria vivo. Antes de vir para cá, minha vida não tinha mais sentido. Aqui na Sementes da Paz, encontrei uma razão de viver”, conta Natim que durante 27 anos, foi usuário de álcool e crack.

Comunidade Terapêutica ocupa prédio escolar em Coronel Murta – Foto: Gazeta de Araçuaí

O processo para ingressar na Sementes de Paz, de acordo com o pastor, é simples e basta apenas a pessoa querer. Ele reclama da falta de apoio financeiro. “Com a ajuda da empresa Mining Services, gasto entre 15 a 20 mil para manter a obra”, diz Joel que é um dos acionistas da empresa do setor mineral.

“Já estamos aptos a receber recursos governamentais, mas até o momento não recebemos nada. Se houvesse mais ajuda, poderíamos receber mais pessoas”, lamenta o pastor.

Recuperação

O processo de recuperação do dependente dura de 6 meses a 1 ano. Após este prazo ele recebe um certificado do tratamento. Na Comunidade, ele participa de atividades como o plantio de hortaliças, criação de pequenos animais, além de atividades esportivas e espirituais.

Os residentes contam com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar do CRAS da prefeitura municipal. O prédio, é dotado de quatro salas amplas, banheiros azulejados, biblioteca, refeitório e quadra esportiva.

De acordo com o pastor Joel, ainda este ano, será implantado o projeto de lapidação doado pela empresa Lufi, que atua no município. Ainda segundo ele, a instituição pretende ampliar o atendimento para mulheres, em uma outra fazenda já adquirida. “Só depende de recursos”, afirma Joel Pereira.

Quem quiser colaborar com o projeto, as doações tanto financeiras quanto de roupas de cama, colchões e cestas básicas podem ser feitas através de contato pelos telefones: (33) 8834-8186, 9976-1729 ou ainda pelo 3735-1729 (pastor Joel). Doações financeiras podem ser feitas através de depósito/transferência para a conta corrente 02234-7, da agência 5534 do Banco Itaú.

Os residentes participam de atividades variadas na Comunidade – Foto: Gazeta de Araçuaí

(Gazeta de Araçuaí)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui