Acesso até a Instituição Federal segue sem pavimentação. Alunos têm que enfrentar muita lama para chegar ao local.
A tão aguardada chuva chegou em Governador Valadares, mas apesar de amenizar o forte calor dos últimos dias, veio também trazendo transtornos aos alunos do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) de Governador Valadares. Estudantes contam que a estrada que dá acesso ao instituto não é pavimentada e a lama causada pela chuva impede que os estudantes cheguem até o local.
“Tem um ônibus que faz o transporte, mas quando chove ele só vai ate o final do bairro Cidade Nova, porque há o risco de ficar atolado. Daí, alguns alunos descem e enfrentam uma estrada alternativa, que é paralela a estrada de chão, mas o barro acaba escoando para esta estrada e causando os mesmo transtornos”, explica o estudante Rhuan Fernandes.
Além do problema de acesso, Willian Chaves, 22 anos, revelou outro constrangimento que será obrigado a enfrentar devido à lama e a falta de pavimentação da estrada do IFMG. Willian é colega de turma de Rhuan Fernandes. Ambos estão concluindo o curso de Técnico em Segurança do Trabalho e têm colação de grau agendada para a noite desta sexta-feira (6).
“Já fiz contato com os convidados e com os familiares, e pedi que fossem calçados com chinelos, chegassem mais cedo, justamente por causa da lama. É constrangedor! Entra ano e sai ano e sempre enfrentamos esse problema, e nada se resolve. Iniciamos o curso em abril de 2012, e quando não é a lama é a poeira”, afirma Willian.
Estudantes enfrentam muita lama para chegarem até o IFMG (Foto: Willian Chaves/G1)
Providências
Através de nota, a prefeitura informou que está em busca de recursos junto ao DNIT para fazer a obra que incluiria a ligação da avenida Minas Gerais até a BR-116, perto de onde está sendo construído o Hospital Regional.
Porém, enquanto a obra definitiva não acontece, a prefeitura diz que tem tomado providências para que mesmo com chuvas, as aulas no IFMG sejam mantidas. “O governo municipal fez acordo com a proprietária do loteamento Ouro Verde, para liberação da via principal asfaltada até o portão lateral do campus do IFMG. Assim, com a estrada de terra inviável, a Valadarense vai até o final do bairro Cidade Nova, e um ônibus do IFMG completa a viagem até o campus”, diz a nota.
A Secretaria Municipal de Educação colocou motorista à disposição para a noite e ônibus, para as aulas não serem interrompidas. Este mesmo ônibus deverá fazer o transporte dos alunos, que terão colação de grau na noite desta sexta.
Porém, os alunos dizem que até para pegar o ônibus está difícil. “Estive no local onde ônibus vai buscar a gente, e lá também há muita lama. Até fiz fotos e enviei para os demais colegas se prepararem”, lamenta o estudante Willian Chaves.
A prefeitura também informou que na próxima semana a Secretaria Municipal de Obras aprovará a pavimentação do Ouro Verde, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos fará a sinalização, de modo que veículos leves e ônibus da Valadarense poderão chegar ao campus, sem passar pela estrada de chão.
(Fonte: Inter TV dos Vales)