Pimentel empossou deputado Paulo Guedes no cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste
O governador Fernando Pimentel empossou, nesta quarta-feira (4/2), em Montes Claros, o deputado estadual Paulo Guedes no cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais. Durante a solenidade no Centro de Eventos do Parque de Exposições João Alencar Athayde, que contou com cerca de 1.500 pessoas, ocorreu também a posse do prefeito de Capitão Enéas, Cesar Emílio Lopes Oliveira, no cargo de presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). A decisão de realizar o evento em Montes Claros foi simbólica e teve como objetivo mostrar a importância que a região terá neste governo.
Pimentel empossou, nesta quarta-feira, o secretário Paulo Guedes – Foto: Manoel Marques/Agência Minas
Também participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Adalclever Lopes, os secretários de Estado Helvécio Magalhães (Planejamento e Gestão), Odair Cunha (Governo) e Tadeu Martins (Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana), o deputado federal Gabriel Guimarães (representando a bancada federal), o ex-presidente da Amams e prefeito de Mirabela, Carlúcio Mendes Leite, prefeitos e prefeitas e lideranças políticas da região, entre outras autoridades.
Pimentel destacou, em seu pronunciamento, que a transferência da solenidade de posse para Montes Claros tinha um simbolismo especial. “Fizemos questão de fazer essa exceção e trazer a posse do companheiro Paulo Guedes para essa cidade para deixar claro nosso compromisso e nosso empenho em resgatar tudo aquilo que o Norte de Minas precisa e merece e que não foi feito nesses últimos anos”, afirmou.
O governador disse ainda que o ato também era para reafirmar os compromissos assumidos para que o Estado possa avançar. “Precisamos da força das Minas e da força das Gerais para fazer esse Estado avançar, para fazer com que tenha água onde não tem, para fazer a educação andar de pé e melhorar, ter dignidade para os servidores da educação, para fazer a saúde sair do papel, para colocar o Samu atendendo em todas as regiões, para colocar os centros de especialidades, que vamos fazer em todas as regiões do Estado. Estou reafirmando isso em alto e bom som, apesar de o Estado estar em dificuldades seríssimas”, completou.
Responsabilidade
Aos 44 anos, Paulo Guedes assume a Sedinor com a missão de trabalhar para diminuir as diferenças, principalmente sociais e econômicas, nos 258 municípios da área de abrangência da secretaria, localizados no Norte e Noroeste mineiros e Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce.
Em seu discurso, o novo secretário falou da missão delegada pelo governador para comandar a pasta. “É com o coração cheio de alegria e esperança, e com um compromisso de grande responsabilidade, que recebo do nosso governador Fernando Pimentel a importante missão de conduzir os trabalhos da Sedinor”, disse.
Além dos programas que visam à redução de desigualdades sociais e ao enfrentamento da pobreza, a Sedinor tem o papel de coordenar, em articulação com todas as secretarias de Estado, as demais ações voltadas para o desenvolvimento socioeconômico das regiões abrangidas.
Paulo Guedes ressaltou que, para a Sedinor cumprir seu papel, é preciso “fazer uma interlocução mais permanente com as demais secretarias de Estado” para a efetivação das parcerias. “Vamos procurar diminuir as diferenças que existem, que são gritantes, entre as Minas e os Gerais. São inúmeros dados que entristecem a região e que vamos procurar corrigir, tanto na questão do combate à seca quanto na melhoria da educação e saúde, melhorar nossos índices gerais e, principalmente, vamos brigar por coisas que o Norte de Minas está perdendo há anos”, completou.
Biografia
Nascido na cidade de São João das Missões (Norte de Minas), Paulo Guedes começou na vida política em 1993, no município de Manga, também no Norte do Estado, onde foi vereador por três mandatos consecutivos e presidente da Câmara. Foi presidente da Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams) e coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).
Na Assembleia Legislativa, onde exerceu dois mandatos, Paulo Guedes presidiu a Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (Cipe São Francisco), foi vice-presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização e membro efetivo das comissões de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e de Política Agropecuária e Agroindustrial. Eleito para o terceiro mandato na Assembleia Legislativa, nas eleições de outubro do ano passado, Paulo Guedes foi o candidato a deputado estadual mais votado do Estado, com 164.831 votos. (Agência Minas)