Início Leste de Minas Fogo já destruiu 100 mil metros quadrados de área perto do Parque...

Fogo já destruiu 100 mil metros quadrados de área perto do Parque Estadual do Rio Doce

0

Fogo continua e bombeiros trabalham nesta sexta-feira com apoio de brigadistas e policiais militares do meio ambiente.

Um incêndio já destruiu aproximadamente 100 mil metros quadrados de áreas verde na quinta-feira perto do Parque Estadual do Rio Doce, em Coronel Fabriciano. O fogo começou na tarde de ontem e foi encerrado à noite. Bombeiros voltaram para a área de combate às 5h desta sexta-feira para rescaldos.

Segundo os militares, as chamas começaram perto de uma mata ciliar no Rio Piracicaba e se propagaram rapidamente atingindo plantações agrícolas nas proximidades do parque estadual. Inicialmente, havia três focos de incêndio. Seis bombeiros contam com apoio de brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e policiais militares do meio ambiente.

O parque está localizado nos municípios de Coronel Fabriciano, Marliéria, Dionísio e Timóteo, no Vale do Aço. Administrado pelo IEF, ele abriga a maior reserva de mata atlântica de Minas Gerais e é reconhecido como Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas (ONU). A unidade de conservação tem 35.970 hectares.

O gerente do parque, Vinícius de Assis Moreira, informou que o fogo foi em uma área fora dos limites do parque. Os brigadistas da unidade ajudaram no combate para evitar que as chamas chegassem à reserva.

Parque do Rio Doce foi a primeira unidade de conservação criada em Minas Gerais – Foto: Divulgação

(Estado de Minas)

SEM COMENTÁRIOS