Polícia Federal desarticula quadrilha interestadual de drogas que atuava no Leste de Minas

0

Traficantes recebiam drogas de comparsas que moram no Mato Grosso e a partir da cidade de Inhapim, faziam a distribuição na região de Governador Valadares e Ipatinga.

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira, 29 de janeiro, a Operação Pássaro Branco, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa voltada para o tráfico interestadual de drogas.

Segundo as investigações da PF, os criminosos recebiam drogas de comparsas que moram no Mato Grosso e a partir da cidade de Inhapim, Vale do Rio Doce, faziam a distribuição na região de Governador Valadares e Ipatinga, em Minas.

Durante as investigações, foram apreendidos 218 quilos de pasta base de cocaína, além de 1 quilo de cloridrato de cocaína, dinheiro e diversos veículos. Além das pessoas procuradas nesta quinta-feira, outras quatro foram presas em flagrante. Os envolvidos serão indiciados por tráfico de drogas e associação para o tráfico, podendo cumprir até 25 anos de reclusão.

Ainda segundo a PF, parte dos investigados é alvo da Operação Soberba, também deflagrada hoje, de forma coordenada, pela Superintendência de Polícia Federal no Mato Grosso. Esta última ação visa desarticular esquema de tráfico interestadual e internacional de drogas.

Foram cumpridos 44 mandados, sendo 11 de prisão preventiva, dois de prisão temporária, 13 de condução coercitiva e 18 de busca e apreensão, nos municípios de Cuiabá (MT), Várzea Grande (MT), Mirassol Doeste (MT), Barão dos Cocais (MG), Inhapim (MG), Coronel Fabriciano (MG), Governador Valares (MG), São Paulo (SP) e Guarulhos (SP).

A Justiça Federal determinou ainda o bloqueio de contas bancárias utilizadas pelos investigados, além do sequestro de bens.

Parte do material apreendido durante a operação deflagrada nesta quinta – Foto: PF/Divulgação

Rota do tráfico

Segundo o delegado da Polícia Federal em Governador Valadares, Marcelo Xavier, duas pessoas residentes em Cuiabá e Várzea Grande (MT) adquiriam a droga em países fronteiriços e traziam para Minas Gerais. O principal distribuidor seria o homem de Inhapim, cidade onde mantinha uma casa de prostituição às margens da BR-116.

A droga era trazida em carros particulares e caminhões pelas BRs 116 e 381. “Ele tentou justificar os seus ganhos com a casa de prostituição, mas ficou provado que era com o tráfico de drogas que ganhava dinheiro”, explica o delegado.

Balanço da operação Soberba (29/01):

– Dos 11 mandados de prisão preventiva, 07 já foram cumpridos, sendo 04 pessoas consideradas foragidas;
– Dos 02 mandados de prisão temporária, 01 foi cumprido;
– Dos 13 mandados de condução coercitiva, 12 já foram cumpridos;
– Dos 18 mandados de busca e apreensão, todos foram cumpridos.
– Dos bens apreendidos e contabilizados até o momento:
– 628.200,00 reais em espécie;
– 37.750 dólares em espécie;
– 14.500 reais em “travelers checks”.

(Fonte: Polícia Federal / Hoje em Dia / Agência Estado)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui