Com instruções por telefone, bombeiro salva vida e bebê em Governador Valadares

0

Fato ocorreu no último sábado (17). Segundo o militar, essa é a terceira vez que ele salva a vida de um recém-nascido.

Um bebê de apenas oito dias de vida foi salvo pelas instruções de um bombeiro militar, por telefone. A criança havia se engasgado e parado de respirar. O responsável por fazer o salvamento foi o cabo Walter Ferreira Rocha, do 6° Batalhão dos Bombeiros de Governador Valadares. O fato ocorreu no início da tarde do último sábado, 17.

O responsável por fazer o salvamento foi o cabo Walter Ferreira Rocha, do 6° Batalhão dos Bombeiros de Governador Valadares – Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de Governador Valadares

De acordo com o cabo Walter, que atendeu ao telefone, a mãe do bebê ligou para a emergência e disse que a criança estava engasgada e sem respirar. Ele passou instruções sobre como reanimá-la. “Pedi para a mãe ficar calma para eu poder ensinar os procedimentos passo a passo sobre como ela deveria fazer. Depois que ensinei, o bebê voltou a respirar e a mãe, já muito calma, disse que estava tudo bem e não precisava dos bombeiros irem até sua casa. Mas o chefe do pelotão ordenou que os militares fizessem uma visita para saber de perto a situação do bebê. Quando chegamos vimos que ele estava bem e ainda instruímos a mãe sobre o que ela deveria fazer caso ele voltasse a engasgar. Conhecemos toda a família da criança e a mãe ficou muito feliz e aliviada, me agradeceu muito”, contou o cabo.

Segundo o militar, essa é a terceira vez que ele salva a vida de um recém-nascido. “Agradeço a Deus e ao Corpo de Bombeiros por me capacitar e me permitir fazer esses atendimentos, e a todos os colegas de trabalho. A missão de salvar vidas traz momentos gratificantes e a certeza de que a profissão bombeiro militar é uma escolha de muitas recompensas.”

Ele orientou sobre o que as mães devem fazer nesses casos. “A mãe deve ligar para o 193 e informar aos bombeiros o que está acontecendo para que eles possam passar as orientações adequadas. Nunca se deve tentar salvar a vida de um recém-nascido sozinho”, concluiu o cabo.

Instruções

Se o bebê se engasga com o leite e começa a tossir, primeiro pare de amamentá-lo, coloque-o de pé e, se é necessário, assopre a carinha dele. Se continuar, colocar o bebê de bruços sobre um dos braços e encaixar o queixo da criança entre dois dedos, para que a cabeça fique firme. As pernas devem ficar abertas, uma para cada lado do braço; desça o braço cerca de 10 centímetros para o corpo ficar levemente inclinado. Com a outra mão, dê leves tapas nas costas para desobstruir as vias aéreas. O líquido deve sair pela boca e pelo nariz.

(Diário do Rio Doce)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui