Obra custou R$ 3 milhões e demorou mais de 2 anos para ficar pronta. Apenas a primeira parte do projeto foi executada.
Foi inaugurada nesta terça-feira (30), na Vila Guilhermina, a primeira etapa da nova sede da Câmara de Montes Claros (MG). Cerca de R$ 3 milhões foram gastos para a construção das salas administrativas e do plenário. Os gabinetes dos vereadores continuarão funcionando no antigo prédio. A primeira reunião está marcada para 22 de janeiro.
Primeira parte do projeto foi iniciada há mais de dois anos (Foto: Michelly Oda / G1)
A nova sede começou a ser planejada quando Valcir Soares ocupava o cargo de presidente do Legislativo, em 2011/2012 e concluída na gestão de Antônio Silveira.
“Estou me sentindo honrado por ter feito algo pelo povo, essa Casa é da população, os vereadores estão de passagem”, diz Valcir. Ele também explica que no início não havia um recurso especifico para a construção da nova sede, o dinheiro para a execução da obra foi arrecadado a partir da extinção da verba de gabinete dos parlamentares.
O atual presidente, Antônio Silveira, explica que o projeto foi pensando para garantir a acessibilidade de vereadores e da população. Além disso, o novo plenário tem o triplo da capacidade do antigo O cadeirante Marcos Alberto Campos, que acompanhava a inauguração, destaca que as condições das rampas e os banheiros adaptados facilitam o acesso e a participação de quem tem a mobilidade reduzida.
Edinilva Rosa, que também fez questão de estar presente. “Montes Claros merece esta nova sede, a população terá mais conforto para ser atendida pelos vereadores”, ressalta.
Antônio Silveira também destaca que apesar da estrutura para o início do terceiro pavimento já ter sido iniciada, a continuação da obra dependerá do próximo chefe do Legislativo, Marcos Nen. “Vale ressaltar que a Câmara existe desde 1831 e somente agora se consolida com a construção de sua sede própria.”
(Inter TV Grande Minas)