Pai e filho salvam romeiros de ônibus que pegou fogo após acidente no Norte de Minas

0

Pai quebrou janelas com machado e filho retirou os passageiros. Um homem de 45 anos morreu e 42 pessoas sofreram ferimentos leves.

A rapidez com que pai e filho agiram foi primordial para salvar a vida de mais de 40 romeiros que estavam em um ônibus que se envolveu em um acidente na manhã desta segunda-feira, 13 de outubro, na altura do quilômetro 88 da MG-122, entre os municípios de Mato Verde e Porteirinha, no Norte de Minas Gerais. O veículo pegou fogo e ficou completamente destruído. Eles conseguiram retirar os passageiros pelas janelas, e um homem de 45 anos que estava desacordado e preso às ferragens, acabou morrendo. O ônibus saiu de Bom Jesus da Lapa e voltava para São João da Ponte, no Norte de Minas.

Ônibus ficou totalmente destruído (Foto: Michelly Oda / G1)

Tiago Djavan e o pai, Renato, ouviram o barulho do acidente e saíram correndo para ver o que estava acontecendo. Enquanto um quebrou as janelas com um machado o outro começou a retirar as pessoas. As portas travaram e não permitiam a saída dos romeiros.

“Eu vi a carreta descendo e em seguida vi o ônibus desgovernado caindo na ribanceira. Pedi para que os passageiros tivessem calma e ajudei eles a sair. Vi que a instalação elétrica estava começando a pegar fogo, tentei puxar os fios e desligar o motor, mas não consegui e o fogo começou”, conta Tiago.

O operador de máquinas, diz que usou da experiência adquirida com a profissão para agir com tranquilidade. “Eu não fiquei com medo, porque sabia que não haveria uma explosão, só pensei nas pessoas, que estavam desesperadas e apavoradas”, complementa. Tiago conta que após a chegada dele e do pai, o ônibus começou a pegar fogo em poucos minutos.

Maria Cardoso Neto Silva mora em uma casa que fica em frente ao local do acidente, ela varria a porta quando viu tudo acontecer. Idosa e com problemas de saúde, ela diz que ficou desesperada ao ver tantas pessoas pedindo por socorro. “Ouvi um barulho e deu aquele pretão, uma fumaça negra. Eles gritavam e eu desci a pirambeira já chorando, vendo crianças as gritando, sem poder ajudar no socorro delas.”

Ônibus pegou fogo após tombar em ribanceira – Foto: SAMU/Divulgação

O veículo estava com 48 passageiros e seguia de Bom Jesus da Lapa (BA) para São João da Ponte (MG). O tenente Hudson Sales, da Polícia Militar, conta que testemunhas afirmaram que o ônibus seguia atrás de uma carreta, ambos no mesmo sentido da via, quando outro caminhão, que vinha na pista contrária, tentou fazer uma ultrapassagem. O motorista da carreta freou para evitar a batida, mas teve a traseira atingida pelo condutor do ônibus, que saiu da pista e foi parar em um canavial.

O motorista da carreta, Adailton de Oliveira, que trabalha na estrada há 20 anos, confirmou a versão, disse que estava na velocidade permitida e que o acidente foi causado por um caminhão pipa, que tentava fazer ultrapassagens. Ao perceber que o ônibus pegava fogo, desceu e tentou ajudar com o extintor de incêndio. Ele seguia do Nordeste para Montes Claros (MG).

Já Donizete Pereira, que dirigia o veículo no qual os romeiros estavam, disse que também estava na velocidade permitida, que já fez o trajeto da Bahia até Minas Gerais em outras ocasiões e que o ônibus e ele estão em situação regular.

O estudante Ramon de Jesus, um dos romeiros, conta que “estava sentado quando viu o ônibus em cima da carreta, segurei na cadeira, o motorista estava correndo porque queria passar a carreta, mas não teve jeito e ele acabou voltando.”

Verlane Cordeiro, outro romeiro, diz que faz a viagem todo os anos e que eles saíram de MG para a BA na sexta (10) e retornaram nesta segunda, por volta das 5h. “Só pode ser a fé, foi ela que nos livrou de uma tragédia”, destaca.

A maioria dos romeiros teve ferimentos leves, um foi encaminhado em estado grave para Janaúba (MG). Os demais ficaram em Porteirinha (MG) e Mato Verde (MG).

Quarenta e dois feridos e um morto

Segundo a assessoria de imprensa do Samu, a maior parte dos passageiros conseguiu sair do ônibus antes que ele fosse tomado pelas chamas. Apenas um deles, identificado como José Carlos Rodrigues Cordeiro, de 45 anos, que ficou preso entre as ferragens, não conseguiu deixar o veículo e morreu carbonizado.

De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), todos os ocupantes do ônibus tiveram ferimentos leves, mas parte dos romeiros deixou o local do acidente antes da chegada do socorro, pegando caronas na rodovia. Desses ocupantes, 10 foram socorridos com ferimentos mais graves e levados para o Hospital Regional de Janaúba e para unidades de saúde em Porteirinha. Nenhum dos feridos corre risco de morrer. O motorista da carreta, segundo informações do Samu, não se feriu.

Ônibus pegou fogo após tombar em ribanceira – Foto: SAMU/Divulgação

(Inter TV Grande Minas / Aconteceu no Vale)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui